Notícias
CNS
Ministra da Saúde destaca importância histórica da 17ª CNS e celebra pluralidade das Conferências Livres em Saúde
Foto: CNS
A 343ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde recebeu nesta terça (14/6) a ministra da Saúde, Nísia Trindade, acompanhada do secretário executivo da pasta, Swedenberger Barbosa. Na ocasião, conselheiras e conselheiros nacionais de saúde tiveram a oportunidade de compartilhar demandas e expectativas da participação social em relação ao ministério.
Nísia ressaltou a magnitude da realização da 17ª Conferência Nacional de Saúde neste novo momento de fortalecimento da democracia brasileira e falou sobre a importância da construção do Sistema Único de Saúde como ação coletiva, especialmente às vésperas da conferência. “Esta será a primeira conferência de grande participação popular neste novo governo e acreditamos que ela será muito propositiva, democrática e firme na defesa das nossas convicções”, declarou.
As conferências livres em saúde também foram exaltadas no pleno graças ao grande alcance que conquistaram, somadas às etapas municipais e estaduais. Aproximadamente 100 conferências livres em todo o país foram realizadas de forma democrática e aberta, com possibilidade de participação ampliada, ou seja, não somente conselheiros de saúde puderam participar, envolvendo a sociedade na elaboração das políticas públicas em saúde. “Foram conferências diversas, de base popular, livres e extremamente democráticas”, destacou Nísia.
Fernando Pigatto, presidente do Conselho Nacional de Saúde, reforçou como a reaproximação com o governo federal é propositiva para o SUS. “O Sistema Único de Saúde está se fortalecendo neste período e a demonstração disso é o respeito ao controle social. Temos confiança no trabalho que vem sendo realizado nesta construção coletiva entre Conselho Nacional e demais órgãos do controle social brasileiro, sempre participantes”, declarou o presidente.
A 343ª RO segue até esta quinta (15/6) com outros importantes pontos de pauta. Em consonância ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, o pleno discutiu estratégias e cuidados neste enfrentamento, além de apresentação do “Projeto Participa +” e das ferramentas do Fundo Nacional de Saúde (FNS).