Notícias
CNS
Prazo para envio de propostas da 2ª Conferência Livre de Juventudes e Saúde, para 17ª Conferência Nacional de Saúde, encerra em 3/2
Fotos: CNS
O prazo para o envio de propostas da 2ª Conferência Livre Nacional de Juventude e Saúde (CLNJS), para compor o conjunto de propostas e diretrizes a serem remetidas à apreciação da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), encerra-se hoje (3/02) às 19h. Todos aqueles que participam dos grupos de trabalho da 2ª CLNJS, estão aptos a enviarem propostas.
A partir das 19h, começará a votação online. As propostas mais votadas serão debatidas e analisadas neste sábado (4/03), a partir das 9h, na sala Cia do Armazém, na 13ª Bienal de Arte e Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE), que está sendo realizada no Rio de Janeiro (RS). O resultado será remetido à 17ª CNS.
Desta 2ª CLNJS também serão eleitos delegados para 17ª CNS. A Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), é coorganizadora do evento e também representação do Conselho Nacional de Saúde (CNS).
A 17ª CNS será realizada entre 2 e 5 de julho deste ano, em Brasília. As Conferências Nacionais de Saúde acontecem a cada quatro anos. São um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia
O fortalecimento do SUS e a importância da participação das etapas municipais e estaduais da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) estiveram entre os destaques da mesa Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia, que abriu a 2ª CLNJS, nesta sexta (3/02)
Vitória Davi, conselheira nacional de saúde pela UNE, destaca que a Conferência de Juventude e Saúde é o primeiro grande encontro depois deste novo ciclo no país. Ela ressaltou que a juventude está organizada para falar sobre saúde da população brasileira. “Para a UNE a saúde vai ser em 2023 um dos pilares de discussão. O controle social é imprescindível nesse processo e por isso a política do SUS. Enviem propostas, participem e ocupem seus territórios nas conferências nacionais e estaduais.”
Vinicius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) lembrou que o Sistema Único de Saúde (SUS) saiu do anseio popular da comunidade acadêmica e dos trabalhadores de saúde. “O SUS não saiu de um pensamento do governo e sim do pensamento de toda população. Nosso papel é fortalecer o SUS”, disse ao ressaltar que a pandemia enfatizou a necessidade de SUS e que não à toa serve de modelo para outros países.
O conselheiro nacional Neilton Araújo, destacou que o município, o sindicato, a universidade, o CNS, a juventude estão lutando para defender a democracia, estão fazendo a luta da saúde. “ A juventude tem de entrar de coração e principalmente, com sua voz para fortalecer esta luta.”
Conferências Livres
As Conferências Livres de Saúde são espaços de debate e participação social para construção das políticas do Sistema Único de Saúde (SUS). Promovidas pela sociedade civil, são parte integrante do processo da Conferência Nacional de Saúde, e devem seguir o rito formal para eleger pessoas delegadas e para que sejam parte do relatório final da etapa nacional.
Ascom CNS