Notícias
CNS
CNS acompanha reinstalação do Consea e soma esforços à agenda de combate à fome
Fotos: CNS
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) participou, nesta terça (28/02), de cerimônia no Palácio do Planalto que reestabeleceu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Ministros, parlamentares e integrantes de movimentos sociais lotaram o evento, onde também foram empossados os novos integrantes do Conselho e reinstalada a Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Extinto em 2019, o Consea é responsável por aproximar a sociedade civil organizada da formulação e implementação de políticas públicas para tirar o país do Mapa da Fome. O Conselho é um órgão de assessoramento imediato à Presidência da República. Um terço dos representantes são governamentais e dois terços, da sociedade civil organizada.
Na ocasião, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, antecipou que o combate à fome será feito em várias frentes. Entre elas na compra direta da produção de agricultores familiares, na retomada do Bolsa Família, em políticas de valorização do salário mínimo, de equalização dos ganhos de homens e mulheres na mesma função e em um programa para ajudar brasileiros em condição de endividamento.
O presidente do CNS, Fernando Pigatto, destaca a importância da reinstalação do Consea e do compromisso e responsabilidade do conselho com a vida do povo brasileiro. “A extinção do Consea foi o primeiro ato do ex-presidente, mas a gente vai vencer a fome e a miséria neste país. O povo brasileiro vai voltar a sorrir e a sonhar, com a garantia de ter alimentação adequada e com qualidade” afirma.
Ascom CNS, com informações da Presidência da República