Notícias
CNS
CNS debate formação como estratégia de fortalecimento da participação social, no 15º Congresso da Rede Unida
Foto: CNS
Na sexta (17/06), o Conselho Nacional de Saúde (CNS) promoveu o Fórum Internacional de Participação em Saúde, Políticas Públicas e Educação Cidadã, durante o 15º Congresso Internacional da Rede Unida.
Na ocasião, o colegiado abordou a formação como estratégia de fortalecimento da participação social e garantia do direito humano à Saúde. “Nós temos apostado muito em processos de educação permanente como estratégia de muita potência para mobilizar a população na defesa da democracia e no acompanhamento das políticas públicas, especialmente no difícil cenário que temos hoje”, afirma a conselheira nacional de saúde Sueli Barrios, que representa a Rede Unida no CNS e coordena a Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS (CIEPCSS).
Entre os projetos promovidos pelo CNS estão as oficinas de Formação para o Controle Social do SUS, desenvolvido em parceria com Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap); as oficinas de multiplicação do conhecimento em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizado em parceria com o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) e as oficinas sobre orçamento e financiamento do SUS.
O CNS também desenvolve cursos de Participação e Controle Social, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Projeto Integra, que tem como objetivo constituir uma rede de lideranças que contribuam para a construção de melhores condições para o enfrentamento aos problemas de saúde, em especial os gerados pela Covid-19, em parceria com a Escola Nacional de Farmacêuticos (ENFar) e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Os projetos são desenvolvidos pelas comissões intersetoriais do CNS e contam com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). “É uma aposta que o Conselho vem fazendo na potencialização dos processos de formação e independente do todo e qualquer processo político que venha a acontecer, esta será uma pauta contínua do CNS”, afirmou a conselheira nacional de saúde e coordenadora adjunta da CIEPCSS, Conceição Silva.
Ascom CNS