Notícias
CNS
CNS e Ceap retomam oficinas de Formação para o Controle Social no SUS nesta quinta, 29/04
Foto: Meio & Mensagem
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) reiniciam as oficinas de Formação para o Controle Social no SUS. Pela primeira vez, as atividades serão realizadas em formato virtual, alcançando mais de 1.400 pessoas e 30 educadoras e educadores populares. A primeira turma começará nesta quinta (29/04), para o público de Santa Catarina.
As oficinas integram o Projeto de Formação para Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), que é desenvolvido em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). As atividades são voltadas para conselheiros(as) de saúde e representantes de movimentos populares de todos os estados brasileiros. As turmas serão realizadas em duas etapas, com intervalos de aproximadamente quinze dias entre uma etapa e outra.
O objetivo é capacitar os(as) participantes e torná-los(as) multiplicadores(as) em defesa do SUS em seus estados, além de fortalecer o Controle Social e a luta pelo Direito Humano à Saúde. Esta edição foi adaptada às novas realidades decorrentes da pandemia e do distanciamento social. Nesse sentido, o conteúdo programático foi atualizado, incorporando os desafios que a Covid-19 trouxe para a sociedade e para o SUS.
"Precisamos estar cada vez mais unidos porque as ameaças ao nosso SUS não cessaram. Pelo contrário, é necessário seguirmos oportunizando a formação e a constituição de novas lideranças que defendam a Saúde Pública, porque é ela quem tem salvado milhões de vidas neste momento de calamidade pública, nesta grave crise sanitária e social instalada no Brasil. Para isso, o Controle Social precisa estar forte, ativo e presente", avalia o presidente do CNS, Fernando Pigatto.
“Para o Ceap, é uma grande satisfação retomar a realização das oficinas de formação, especialmente neste momento em que a saúde é um dos direitos mais necessários em função da pandemia da Covid-19. A tarefa de fazer educação popular através das telas é um grande desafio. Buscamos tornar o momento de formação num processo de construção de conhecimento coletivo, onde o grupo de lideranças e conselheiros pode, a partir da oficina, atuar mais efetivamente na consolidação dos conselhos de saúde como espaço de controle social e de defesa do SUS”, explica a diretora do Ceap, Elenice Pastore.
O projeto prevê ainda seminários com temas relacionados à Covid-19, financiamento do SUS, Controle Social, história das políticas públicas de saúde, dentre outros. A abordagem se dará a partir de três grandes eixos: formação para conselheiros e lideranças que já atuam na defesa do SUS; pesquisa sobre o impacto da Covid-19 no exercício do Controle Social; e sistematização de experiências formativas.
Ascom Ceap e CNS