Notícias
CNS
Brasil adere ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência em reunião entre gestores do SUS
Foto: CNS
“Quando falamos do Sistema Único de Saúde (SUS), pensamos que estamos falando apenas de normas, financiamento, protocolos, mas na realidade estamos falando de algo mais especial que temos que é o nosso talento humano. O talento humano nesta pandemia é o único que não podemos expandir rapidamente, só podemos desenvolver por meio de um processo planejado e valorizado de recursos humanos e que precisa ter um investimento”, ressaltou a representante da Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (Opas Brasil), Socorro Gross, no lançamento da campanha Proteja.Invista.Juntos – 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência. A adesão à campanha pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), além do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ocorreu nesta sexta-feira (30/04), na reunião mensal da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília.
“A prioridade do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES), é ter olhar especial para os operadores da saúde na ponta com compromisso de continuar investindo”, declarou o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao ressaltar a contribuição de todas as categorias profissionais da saúde no enfrentamento da Covid-19. Na oportunidade, os gestores do SUS entregaram uma menção honrosa aos representantes dos conselhos federais das categorias da saúde presentes na solenidade (Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem).
Como ato conjunto ao Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência, os gestores das três esferas do SUS assinaram uma Carta de Compromisso em que reconhecem necessidade de ampliar os investimentos e de melhorar a qualidade nas condições de trabalho do sistema de saúde. O CNS também apoia o documento pela proteção e valorização dos trabalhadores e trabalhadoras da Saúde e Assistência.
“O CNS adere à campanha e à uma extensa agenda de atividades para o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Assistência. Nesse sentido, o Conselho e suas entidades promovem a campanha Proteger o Trabalhador e a Trabalhadora é Proteger o Brasil, que visa implementar um conjunto de estratégias pela valorização e proteção destes profissionais no contexto da pandemia”, afirma Pigatto.
Ascom CNS, com informações Opas Brasil