Notícias
CNS
“Se não fosse o SUS, seria muito mais difícil enfrentarmos a crise sanitária”, diz Pigatto em Fórum sobre Saúde Pública
Foto: Terra
O presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, participou virtualmente de um dos debates do 5º Fórum Regional do Sindicato dos Servidores de Ciência, Tecnologia, Produção e Inovação em Saúde Pública (Asfoc-SN), nesta segunda-feira (21/09). Com o tema “O SUS é mais que saúde pública de qualidade – Que SUS poderemos ter? Quem vai sustentar?”, Pigatto falou sobre a luta pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) especialmente nesse cenário pós-pandemia.
“A pandemia chegou no pior momento do Sistema Único de Saúde e, mesmo assim, ele deu a resposta necessária. Se não fosse o SUS, seria muito mais difícil enfrentarmos essa crise sanitária”, destacou.
Pigatto, a presidenta da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gulnar Azevedo, e a presidenta do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), Lúcia Souto, reforçaram a mobilização pela manutenção do recurso emergencial para o SUS no próximo ano, por meio da petição pública: O SUS merece mais em 2021.
A petição pública do CNS tem o objetivo de sensibilizar deputados e senadores para garantir a continuidade do orçamento emergencial para a saúde em 2021 e já conta com mais de 140 mil assinaturas.
O debate virtual foi apresentado pela vice-presidente da Asfoc, Mychelle Alves, e também contou com a participação do professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Jairnilson Silva Paim e da doutora em Saúde Pública e ex-diretora da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Tânia Celeste.
Manifesto em defesa do SUS
Ainda no primeiro dia do 5º Fórum Regional da Asfoc-SN, a Diretoria Executiva do Sindicato lançou um manifesto em defesa do SUS, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do desenvolvimento inclusivo, baseado na ciência e tecnologia a serviço das demandas sociais e dos interesses do país. O evento segue de forma virtual até sexta-feira (25/09).
Ascom CNS
Com informações da Asfoc-SN