Notícias
CNS
Covid-19: CNS recomenda que SUS distribua máscaras para toda a população
Foto: CNS
A pandemia de Covid-19 no Brasil segue com dados alarmantes. Uma medida simples para evitar a disseminação do vírus é o uso obrigatório de máscaras pela população. Infelizmente, pela ausência de uma coordenação nacional e também devido aos contextos de vulnerabilidade, muita pessoas não têm utilizado esta medida simples de proteção a si mesmo e ao próximo. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) recomendou nesta sexta (18/12), ao Ministério da Saúde, que distribua máscaras à população imediatamente via Sistema Único de Saúde (SUS).
A recomendação foi proposta pela Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (Civs), do CNS. O objetivo é garantir a proteção sanitária e social, individual e comunitária, para fazer frente às necessidades emergenciais da população diante da pandemia.
O documento do CNS considera a publicação “Diretrizes Para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19”, do próprio Ministério da Saúde, publicada em 07 de abril de 2020, que apresenta as principais evidências sobre o assunto, das quais destaca-se “que a única estratégia reconhecida até o momento para prevenir a infecção é evitar a exposição ao vírus”.
Distribuição equânime
O coordenador da Civs, Artur Custódio, explica que, apesar de ser um produto simples, muita gente não tem condições de comprá-lo. “Precisamos de máscaras reutilizáveis, ensinar a população a como usá-las e mantê-las”, disse. Segundo ele, até agora não existe compra e distribuição de máscaras pelo governo federal para distribuir aos usuários da Saúde. “Isso deveria ser uma medida central. É um material de medida preventiva, deveria estar sendo fornecido pelo SUS de maneira equânime”.
Outro documento abordado pela recomendação do CNS é a Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS), instituída em 12 de junho de 2018, após amplo debate com o controle social do SUS. A política traz uma série de orientações para o poder público sobre as vigilâncias sanitária, epidemiológica, ambiental e em saúde do trabalhador.
Com isso, conforme as orientações das autoridades sanitárias e da Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa do CNS é que o Ministério da Saúde providencie, de imediato, a todas as pessoas, através de toda rede do SUS, a distribuição de máscaras de proteção às infecções respiratórias.
Leia a recomendação na íntegra
Ascom CNS