Notícias
CNS
Entidade social japonesa se reúne com CNS para entender controle social brasileiro
Foto: CNS
O secretário executivo da Nippon Foundation (entidade social japonesa), Takahiro Nanri, veio ao Brasil para preparar a vinda do embaixador Sasakawa ao Brasil e entender mais sobre o controle social brasileiro. Na ocasião, ele se reuniu com a secretaria-executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na última terça (26/06). O embaixador é simbólico (Embaixador da Boa Vontade) da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas (ONU). Sua luta é para a erradicação da hanseníase, além do combate ao estigma e preconceito às pessoas que vivem com a patologia.
Durante a reunião com Carolina Dantas, secretária executiva do CNS, e Marco Aurélio Pereira, secretário executivo substituto do CNS, Takahiro acompanhou a Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) do conselho, que prepara a minuta da Política Nacional de Vigilância em Saúde (PNVS). O objetivo foi mostrar ao representante japonês que as políticas sociais no Brasil têm suas diretrizes estabelecidas após amplo processo de participação social, como ocorreu com a PNVS, que vem sendo definida após a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, realizada em fevereiro e março deste ano.
“Ele veio entender como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS) e o controle social no Brasil. Seu objetivo é desenvolver em parceria com o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) e com o CNS para criarmos um sistema de controle social focados nos investimentos de combate à hanseníase nos países”, afirmou o conselheiro Artur Moreira de Sousa, representante do Mohan.
Brasil e Japão no combate à hanseníase
Takahiro veio ao Brasil devido ao programa “Abordagens inovadoras para intensificar esforços para um Brasil livre da hanseníase”, promovido pela Coordenação-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação (CGHDE), do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), e com financiamento da Nippon Foundation. O projeto começou em 2017 e segue até 2019, buscando reduzir a carga de hanseníase em 20 municípios localizados nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí e Tocantins.
Saiba mais
A Nippon Foundation é uma organização japonesa criada por Sasakawa. Na década de 1940, ele distribuiu medicamentos para diversos países com objetivo de erradicar a hanseníase. Atualmente a entidade tem como embaixador o filho de Sasakawa, que carrega o mesmo nome e também está a frente da instituição. A Nippon Foundation ampliou sua atuação nos últimos anos, agregando pautas dos direitos humanos e ambientais posicionando-se como um centro de Inovação Social e criando novas estruturas com objetivo de trazer mudanças e contribuir para que todas as pessoas e nações se apoiem mutuamente.
Ascom CNS