2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres
A 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres teve como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Realizada em agosto de 2017 a 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), reuniu em Brasília 1.800 participantes. Destas, 1.261 delegadas representavam todos os estados da federação. Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência teve como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
O processo de mobilização envolveu mais de 70 mil mulheres que participaram das etapas municipais, macrorregionais, livres, estaduais e nacional. Cerca de 320 propostas vão integrar o relatório final da conferência, que será apresentado em outubro no colegiado do CNS. Além disso, as delegadas propuseram 24 moções de apoio e repúdio. 15 continham as 320 assinaturas das delegadas, como previsto no regimento da Conferência.
Resolução nº 561, de 6 de outubro de 2017 - Documento final
Cartilha Fortalecer a defesa do SUS com a participação e a força das mulheres – CISMU