Recomendação nº 021, de 07 de dezembro de 2023
Recomenda veto presidencial ao Projeto de Lei 1479/2022 e medidas que apontem para a importância do banimento do uso de agrotóxicos.
Recomenda veto presidencial ao Projeto de Lei 1479/2022 e medidas que apontem para a importância do banimento do uso de agrotóxicos.
Recomenda medidas relativas à minimização do impacto à saúde das pessoas atingidas por crimes ou desastres ambientais.
Recomenda a adoção de medidas corretivas durante o exercício de 2023 para a implementação de ações e serviços públicos de saúde, com vistas a cumprir as diretrizes e prioridades estabelecidas para 2023.
Recomenda questões relativas ao papel dos Conselhos de Saúde no âmbito da estratégia do Novo PAC Saúde.
Recomenda ao STF a rejeição de quaisquer proposições que resultem ou possibilitem a redução ou a isenção fiscal e tributárias a agrotóxicos.
Recomenda a não redução do valor do piso constitucional federal do SUS a partir de 2023.
Recomenda a ampliação das investigações nas empresas que trabalham no monopólio do transporte aéreo médico na Terra Indígena Yanomami (TIY); apuração das denúncias sobre as condições dos trabalhadores de saúde na TIY e medidas relativas à situação alimentar e nutricional dos povos indígenas que vivem na TIY.
Recomenda a adoção de medidas de combate ao risco de privatização da Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Recomenda ao Ministério da Saúde a ampliação das medidas de enfrentamento à mortalidade materna.
Recomenda ao Exmo. Sr. Presidente da República a adoção de medidas corretivas urgentes que promovam a execução orçamentária e financeira do Ministério da Saúde com celeridade.
Recomenda a inclusão dos alimentos e bebidas ultraprocessados na categoria de nocivos à saúde na Reforma Tributária.
Recomenda a representação dos povos da Amazônia no Grupo de Trabalho “Ação de Saúde Amazônia – ASA”, do Ministério da Saúde.
Recomenda veto do inciso VII, da seção III, artigo 20 da medida provisória nº 1.154/2023, que discorre sobre saneamento em territórios indígenas a partir da organização dos órgãos da Presidência e seus ministérios.
Recomenda a observância da responsabilidade primordial com a saúde pública e a justiça social durante as votações da nova sistemática de regras fiscais.
Recomenda o arquivamento imediato da proposta de emenda à constituição n° 10/2022 e indica outras ações.
Recomenda ações de serviços e retomada de uma agenda de fortalecimento da Política Nacional de Saúde Bucal, com vistas a alcançar as necessidades da população, conforme previsão constitucional.
Recomenda a suspensão da liminar concedida pelo ministro do STF, Roberto Barroso, à ADI nº 7222/2022, ajuizada pela Confederação Nacional de Saúde, em face da Lei Federal nº 14.434/2022.
Recomenda medida contrária à criação do departamento de apoio a comunidades terapêuticas no âmbito do ministério do desenvolvimento, assistência social, família e combate à fome, entre outras providências.