Notícias
Tratamento para Síndrome Nefrótica Primária em adultos é atualizado
O Ministério da Saúde publicou a atualização do PCDT para Síndrome Nefrótica Primária. Nessa versão do documento foi incluída uma nova revisão na literatura científica sobre a doença.
A síndrome nefrótica (SN) é definida pela perda excessiva de proteínas pela urina - urina espumosa -, níveis baixos de proteína no sangue e edema. É frequentemente acompanhada de colesterol alto e predisposição para a coagulação.
A prevalência varia com idade, etnia e população em estudo. No âmbito nacional, as doenças glomerulares primárias foram associadas a 51% dos diagnósticos.
O tratamento de pacientes adultos envolve o manejo do edema, controle da pressão arterial e da elevação de colesterol e triglicerídeos. São fundamentais também a prevenção ou a diminuição de infecções e dos fenômenos tromboembólicos, por meio de medidas farmacológicas e não farmacológicas. O suporte nutricional é uma das principais medidas para o controle das complicações da doença, sendo recomendada a redução no consumo de sal.
A atualização dos PCDTs do Ministério da Saúde ocorre periodicamente. Esse processo acontece para que os tratamentos ofertados no SUS estejam baseados, sempre, nas mais atuais e robustas evidências científicas existentes.