Notícias
Aberta consulta pública para medicamento que combate o tabagismo
O tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Dentro desse cenário, existe uma boa notícia para o Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, o país teve uma queda na porcentagem de fumantes diários de 29% para 12% entre homens e de 19% para 8% entre mulheres.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para os fumantes. Para isso, a população deve procurar os postos de saúde ou as Secretarias de Saúde Municipais, que os informará sobre locais e horários de atendimento. São ofertados nesses locais a goma, pastilha (ambos como terapia de reposição de nicotina) e o cloridrato de bupropiona.
Tartarato de Vareniclina
É um medicamento usado no tratamento contra o tabagismo, pois atua no cérebro, reduzindo a vontade de fumar e os sintomas de abstinência. A vareniclina se liga parcialmente ao receptor da nicotina, e com isso ela consegue ao mesmo tempo reduzir a intensidade do desejo pelo cigarro bem como diminuir os sintomas relacionados à abstinência. Além disso, o medicamento pode ser usado pelos fumantes ativos, auxiliando ainda na redução da sensação de prazer ao fumar, que ajudará o paciente a prosseguir sem recaídas. Contudo, cabe ressaltar que ele apresenta desvantagens significativas aos pacientes, entre elas estão: distúrbios no sono, gases e vômitos.
Após análise dos estudos, a Conitec verificou o alto custo da incorporação do tartarato de vareniclina e a relevante presença dos efeitos colaterais. Somados a esses motivos está a excelente eficácia do tratamento já disponível no SUS, que levou a plenária da Comissão recomendar pela não inclusão do medicamento. Para acessar o relatório de recomendação inicial clique aqui!
A Consulta Pública do tartarato de vareniclica ficará aberta até o dia 31 de julho. Participe!!!
Como participar
Utilize os formulários eletrônicos disponíveis no nosso site, no link Consultas Públicas. Faça seus comentários e sugestões.