Com a finalidade de conduzir a consulta pública sobre a nova versão do e-ARQ Brasil
Durante a 96ª Reunião Plenária do CONARQ, realizada em 27 de outubro de 2020, foi aprovada a criação da Câmara Técnica Consultiva com a finalidade de conduzir a consulta pública sobre a nova versão do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil, e sua efetivação foi data pela Portaria do CONARQ nº 121, de 1º de dezembro de 2020. Em abril de 2021, a Portaria do CONARQ nº 125, de 5 de abril de 2021, prorrogou por mais 90 dias a vigência da Câmara Técnica e inseriu entre seus objetivos a divulgação da nova versão do Modelo, após sua aprovação pelo Plenário do CONARQ.
A Câmara Técnica Consultiva foi composta pelos especialistas, Claudia Lacombe Rocha, do Arquivo Nacional, Eloi Juniti Yamaoka, do SERPRO, Luís Fernando Sayão, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Brenda Couto de Brito Rocco, da UNIRIO e por Neire do Rossio Martin.
A minuta da nova versão do e-ARQ Brasil foi disponibilizada no portal do Conarq na primeira semana de janeiro de 2021. O período de recebimento de contribuições, inicialmente previsto para o final de janeiro, foi estendido, atendendo a solicitações da comunidade arquivística. Com essa decisão, o prazo de funcionamento da CTC foi também estendido e elaborado um novo cronograma, que incluiu a realização de uma atividade de disseminação do documento após a aprovação pelo plenário do Conarq.
Em 12 de fevereiro de 2021 foi realizado um evento on-line, aberto a toda a comunidade arquivística, para apresentação e discussão da versão do e-ARQ Brasil em consulta pública. O evento contou com apoio da Coordenação de apoio ao Conarq (COACO) e a participação dos integrantes da CTC e-Arq Brasil.
Ao final do prazo, foram recebidos 17 formulários, totalizando cerca de 188 sugestões de alterações. Ao longo dos meses de março a maio de 2021 foram realizadas 12 reuniões virtuais, com a participação dos membros da CTC e colaboradores, todos integrantes da extinta Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos (CTDE) do Conarq, para análise das contribuições enviadas e decisão quanto à sua incorporação.
Foi elaborado relatório com a devolutiva da consulta pública, consolidado em reunião virtual ocorrida em 16 de junho de 2021. O relatório foi enviado por meio de correio eletrônico a todos que contribuíram com sugestões para a consulta pública e publicado no portal do Conarq.
No dia 25 de agosto de 2021, na 100ª reunião plenária do Conarq foi aprovada pelo plenário a versão 2 do Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos - e-ARQ Brasil.
A publicação digital da nova versão do foi lançada publicamente no plenário 5 do IX Congresso Nacional de Arquivos: "Mecanismos de Transformação Digital em Arquivos: legislação e normativos atuais", no dia 6 de maio de 2022, com apresentação de Vanderlei Batista dos Santos, com a presença de cerca de 200 pessoas na plateia. Sendo a Resolução do Conselho Nacional de Arquivos de número 50.
Em 9 de junho de 2022 a COACO organizou uma mesa on-line, na Semana Nacional de Arquivos, intitulada: e-ARQ Brasil 2.0 – o novo modelo de requisitos para sistema informatizado de gestão arquivística de documentos, com a participação de Claudia Lacombe Rocha e Margareth da Silva.