Notícias
Programação do Conarq na 6ª Semana Nacional de Arquivos
Este ano de 2022, pela ocasião da 6ª Semana Nacional de Arquivos, o Conarq preparou dois eventos que serão transmitidos ao vivo através de seu Facebook (facebook.com/ConselhoNacionaldeArquivos).
O primeiro evento será a live a ser transmitida no dia 08/06 (quarta-feira), às 14h, pelos membros da Câmara Técnica Consultiva de Certificação de Repositórios do Conarq, e tratará da apresentação da proposta de nova versão das Diretrizes para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq (Resolução nº43 - CONARQ).
Já no dia 09/06 (quinta-feira), às 14h, ocorrerá a live "e-ARQ Brasil 2.0: o novo Modelo de requisitos para sistema informatizado de gestão arquivística de documentos", que terá como palestrantes Claudia Lacombe Rocha e Margareth da Silva.
Saiba mais sobre a 6ª Semana Nacional de Arquivos em: www.gov.br/arquivonacional/pt-br/sites_eventos/SNA
BIOGRAFIAS DOS PALESTRANTES:
Evento "Apresentação da proposta de nova versão das Diretrizes para implementação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis - RDC-Arq (Resolução nº43 - CONARQ)", de 08/06 às 14h:
Analista de sistemas com experiência na indústria de desenvolvimento de software. Especialista em SIGAD (Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos), RDC-Arq (Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis) e projetos de digitalização e transformação digital. Com experiência e desenvolvimento de sistemas usando Java, base de dados Oracle e ECM (Enterprise Content Managment). Gerente de divisão responsável pelos serviços de gestão de identidade e acesso, gestão e preservação de documentos arquivísticos digitais, dados abertos e blockchain. Membro da Câmara Técnica Consultiva de Certificação e Auditoria de repositórios digitais (conarq).
Evento "e-ARQ Brasil 2.0: o novo Modelo de requisitos para sistema informatizado de gestão arquivística de documentos", de 09/06 às 14h:
Claudia Lacombe Rocha
Possui graduação em história, pela PUC-RJ, e mestrado em Informática, pelo Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio do Janeiro.
Especialista do Arquivo Nacional desde 1988, tendo atuado nestes anos como técnica na área de documentação permanente, como analista de sistemas na área de informática e como supervisora na Coordenação-Geral de Gestão de Documentos. Atualmente trabalha na equipe de normalização e qualidade dos sistemas informatizados da Coordenação-Geral de Processamento e Preservação do Acervo.
Coordenou o Programa Permanente de preservação e Acesso a Documentos Digitais do Arquivo Nacional – AN Digital.
Foi Presidente da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2004 a 2020.
Pesquisadora do Projeto InterPARES – Projeto colaborativo de pesquisa internacional em Preservação de documentos digitais autênticos, desde 2007. Na terceira fase do projeto (2007-2012) foi diretora da equipe brasileira.
Margareth da Silva
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Memória e Acervos da Fundação Casa de Rui Barbosa. Foi membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos de 2003 a 2020. Atuou profissionalmente no Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro e Arquivo Nacional. É autora do livro O arquivo e o lugar: custódia arquivística e a responsabilidade pela proteção aos arquivos (2017), publicado pela EDUFF, premiado pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias, na categoria Ciências Sociais Aplicadas em 2018.