Notícias
Moção de apoio à Cinemateca Brasileira
O Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, órgão responsável pela definição da política nacional de arquivos públicos e privados, vem a público externar sua preocupação em relação aos destinos da Cinemateca Brasileira, detentora de um dos maiores acervos audiovisuais da América Latina e da maior parte da memória cinematográfica nacional.
Os registros imagéticos e sonoros sobre variadas dimensões da história brasileira, da arte e cultura, da paisagem física e humana, aos fatos políticos, tudo isso está ali preservado e deve ser absolutamente protegido, sob risco de apagarmos parte importantíssima da memória brasileira e destruirmos um patrimônio material e simbólico insubstituível.
Esta moção reafirma a relevância insuperável de um dos acervos culturais que está entre os mais ricos do mundo em sua área. Apoia igualmente, as várias e significativas iniciativas no sentido de defendê-lo. Mas visa, principalmente, estimular os órgãos responsáveis pela continuidade das funções da Cinemateca Brasileira a tomarem medidas urgentes e imediatas nesse sentido, impedindo danos maiores à integridade de seu preciosíssimo acervo.
Plenário do Conselho Nacional de Arquivos, em sua Nonagésima Oitava Reunião Plenária Ordinária, realizada em 15 de dezembro de 2020.