Notícias
Conarq realiza sua primeira reunião em 2023
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) realizou, nessa quarta-feira (26/4), a sua 105ª Reunião Ordinária, o primeiro encontro promovido no ano de 2023, sob a presidência de Ana Flávia Magalhães Pinto. Participaram da reunião conselheiras e conselheiros de todos os segmentos com representação no colegiado – Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, Associações de Arquivistas, Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal, Arquivos Públicos Municipais, Instituições de Ensino e Pesquisa e Organizações com atuação na área de ciências sociais.
Na abertura, a presidenta do Conselho e diretora-geral do Arquivo Nacional ressaltou a importância desta primeira reunião, como forma de reconhecimento e aproximação entre a nova presidência e as/os conselheiras/os. Ana Flávia fez uma fala sobre a importância do Conarq e do Arquivo Nacional comporem atualmente a estrutura do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
“A mudança para o MGI significa não apenas um reposicionamento dos órgãos, mas dá a medida da importância estratégica da gestão de informação, documentos e arquivos e do próprio conceito de gestão pública em um país como o nosso. O Conarq tem diante de si uma oportunidade de contribuir decisivamente para o fortalecimento da cultura de arquivos no Brasil, para reforçar os processos de atualização, implementação e consolidação da Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados”, destacou a presidenta.
A pauta da reunião debateu temas como a II Conferência Nacional de Arquivos e o diagnóstico sobre os grupos de trabalho do Conarq. O colegiado também definiu, entre outros pontos, a realização de reuniões extraordinárias nos próximos meses, visando a ampliação da interlocução com outros órgãos para o processo de construção da conferência, e a retomada de atividades presenciais. A íntegra da reunião está disponível nos canais do Conarq no Youtube e no Facebook.