Notícias
As conselheiras Leide Mota e Beatriz Kushnir e o conselheiro Daniel Elian participaram dos inúmeros debates ocorridos no evento e dos processos de conclusão da Declaração Final do G20 Social
Conarq participa do G20 Social, no Rio de Janeiro
Conselheiros do Conarq participam do G20 Social
O Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) marcou presença na Cúpula Social do G20, realizada na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 16 de novembro.
Os conselheiros também participaram do Fórum Interconselhos, entre os dias 13 e 15 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em paralelo à Cúpula do G20 Social. O evento reuniu representantes de diversos conselhos nacionais e da sociedade civil para discutir a gestão de políticas públicas e fortalecer a democracia participativa. O evento histórico reuniu vozes da sociedade civil para ampliar a participação nos debates do maior fórum de cooperação econômica global.
Sob o lema “Construindo um mundo mais justo e um planeta sustentável”, o Brasil utilizou o G20 Social para unir sociedade civil e governos em debates que transcendem a economia, abrangendo temas como justiça climática, direitos humanos e inclusão social reforçando o compromisso do Brasil com a inclusão social e com a governança global equitativa.
As conselheiras Leide Mota e Beatriz Kushnir e o conselheiro Daniel Elian participaram dos inúmeros debates ocorridos no evento e dos processos de conclusão da Declaração Final do G20 Social, que foi entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e apresentado aos líderes do G20. Em seu discurso de encerramento, o presidente Lula enfatizou a necessidade de que as discussões tratadas no G20 Social permaneçam mesmo com o fim do evento:
“Esta cerimônia de encerramento marca o começo de uma nova etapa que exigirá um trabalho contínuo durante os 365 dias do ano. "Nós vamos seguir construindo juntos o mundo justo e o planeta sustentável. Gritem, protestem, repitam, porque se não as coisas não acontecem”. Para finalizar, ele agradeceu: “sobretudo ao povo brasileiro, pela vontade da gente mudar a história do Brasil e a história do planeta Terra.”
A presidência brasileira propôs a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, reafirmando que o sucesso econômico só é significativo se acompanhado por inclusão social e desenvolvimento sustentável.