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APESP abre agendamento para consultas presenciais
O Arquivo Público do Estado de São Paulo reiniciará o atendimento de consulta presencial aos acervos. Devido aos cuidados para evitar a Covid-19, somente os casos que não puderem ser resolvidos por atendimento remoto serão encaminhados para a modalidade presencial. O consulente poderá entrar no edifício do APESP somente se apresentar o protocolo de agendamento emitido pelo setor de acervo, com a data e horário da consulta. O agendamento está aberto para consultas presenciais a serem feitas a partir do dia 16 de novembro.
Antes de agendar seu horário, faça uma pesquisa pelos conteúdos digitais do site do APESP como o Guia do Acervo, o conteúdo de jornais, revistas, fotografias, mapas, manuscritos, documentos no Repositório Digital, outros instrumentos de pesquisa, além dos catálogos disponíveis. Entre em contato com os profissionais do APESP, por e-mail ou telefone, para esclarecer dúvidas e verificar a possibilidade de consulta remota ou presencial. Acesse a página de Serviços para mais informações sobre como consultar o acervo durante a pandemia.
Todo esse cuidado é essencial para que sejam evitados deslocamentos desnecessários durante a fase verde do Plano São Paulo, estipulado pelo governo do Estado por causa da Covid-19. Essas ações estão definidas no %u2018Protocolo de reabertura e atendimento presencial no Arquivo Público do Estado de São Paulo%u2019, disponível no site do APESP: www.arquivoestado.sp.gov.br/site/assets/material_apoio/Protocolo_para_retomada_de_trabalho_e_aatendimento_presencial_no_APESP.pdf
PARA TIRAR DÚVIDAS OU AGENDAR A CONSULTA, ENTRE EM CONTATO COM OS SETORES ABAIXO.
Documentos que comprovem a nacionalidade de imigrantes:
Deseja localizar informações para obter um documento que comprove sua nacionalidade ou de algum antepassado, visando, por exemplo, solicitar dupla cidadania ou outras finalidades? Entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.
Certidões ou cópias certificadas para comprovação de direitos:
Certidões de imigração, veja mais informações na página Memória do Imigrante em nosso site ou entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.
Certidões de terras, inventários e testamentos, entre em contato com certidoes@arquivoestado.sp.gov.br.
Certidões ou cópias certificadas de documentos do acervo do DEOPS para fins jurídicos, veja mais informações na página do DEOPS em nosso site ou entre em contato com deops@arquivoestado.sp.gov.br.
Certidões ou cópias certificadas de documentos de assistência médico hospitalar, psicológica e social (Maternidade de São Paulo, Hospital Franco da Rocha de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Professor André Teixeira Lima, Sanatório Pinel, CETREN e prontuários funcionais de servidores de órgão públicos estaduais), contendo dados pessoais e de acesso restrito, para comprovação de direitos, entre em contato com apespdocrestrito@sp.gov.br.
Pesquisar no acervo textual:
Quer pesquisar em nosso acervo, consultar os documentos de origem pública (órgãos e entidades do poder público, em sua maioria do Governo do Estado de São Paulo), desde a época colonial até o século XXI, ou os documentos de origem privada que custodiamos %u2013 arquivos pessoais (ex-governadores, políticos, escritores, artistas, intelectuais) ou instituições privadas (hospitais, bancos, associações, jornais)? Entre em contato com consulta@arquivoestado.sp.gov.br.
Pesquisar mapas e plantas:
Quer pesquisar em nosso acervo cartográfico, consultar mapas, plantas, croquis, fotos aéreas? Entre em contato com cartografico@arquivoestado.sp.gov.br.
Pesquisar fotografias, negativos, cartazes, filmes, vídeos, discos e fitas:
Quer pesquisar em nosso acervo iconográfico, audiovisual ou sonoro? Entre em contato com iconografico@arquivoestado.sp.gov.br.
Pesquisar livros, jornais, revistas e periódicos:
Quer pesquisar em nosso acervo bibliográfico ou hemerográfico, entre em contato com biblioteca@arquivoestado.sp.gov.br.
Identifique qual a sua necessidade e mande um e-mail para o setor indicado, que a equipe irá atendê-lo e orientá-lo em sua pesquisa.
Caso não tenha conseguido identificar qual o melhor canal para sua demanda, entre em contato pelo e-mail faleconosco@arquivoestado.sp.gov.br ou preencha o formulário do Fale Conosco.
Para ampliar os canais de atendimento, estamos disponibilizando, também, a possibilidade de agendamento de uma conversa por vídeo com um de nossos técnicos. O procedimento para o agendamento é o mesmo: mande um e-mail para o setor, nos endereços indicados acima, e explique sua demanda.
Cuidados no APESP
Seguindo o Protocolo de reabertura e atendimento presencial no Arquivo Público do Estado de São Paulo o serviço de portaria do APESP fará medição de temperatura corporal dos servidores, estagiários, terceirizados e usuários na entrada, restringindo o acesso ao estabelecimento e redirecionando para receber cuidados médicos caso esteja com temperatura acima de 37,5 °C.
Dentro do APESP o visitante será orientado quanto ao uso do elevador, de equipamentos de proteção individual (EPIs) e distanciamentos, entre outras medidas necessárias nessa fase inicial de reabertura. Todo o atendimento presencial será realizado em ambientes ventilados. As salas de consulta funcionarão sem ar-condicionado, com janelas e portas abertas. Será disponibilizado álcool gel aos consulentes e todos os ambientes serão higienizados após cada uso. Até mesmo os documentos consultados serão colocados em quarentena após o manuseio.
Gestão Documental
A equipe do Departamento de Gestão do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (DGSAESP) continua disponível para fazer reuniões virtuais pelo TEAMS mediante agendamento prévio pelos telefones ou e-mails disponibilizados abaixo:
Implantação do Programa SP Sem Papel
Orientação sobre operação do sistema 'Documentos Digitais' (SP Sem Papel) e sobre modelagem de documentos digitais
E-mail: apespdigital@arquivoestado.sp.gov.br
Telefones: (011) 2868 4666/ 2868 4669
Atendimento às Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA
Núcleo de Assistência Técnica aos Órgãos do SAESP - NATOS
Orientação sobre classificação e eliminação de documentos, orientação para elaboração de tabelas de temporalidade
E-mail: cgdsaesp@sp.gov.br
Telefone: (11) 2868-4526
Núcleo de Monitoria e Fiscalização - NMF
Orientação sobre transferência e recolhimento de documentos e sinistros com acervos documentais
E-mail: monitoriasaesp@sp.gov.br
Telefone: (011) 2868-4531
Arquivo Administrativo
E-mail: caasaesp@sp.gov.br
Empréstimo e consulta de documentos: Telefone: (11) 2868-4544
Transferência de documentos: Telefone: (011) 2868-4511
Avaliação da massa documental acumulada: Telefones: (011) 2868-4550; 2868-4527 e 2868-4548
Atendimento aos Serviços de Informações ao Cidadão - SIC
E-mail: cac@sp.gov.br
Orientação sobre operação do sistema SIC.SP: Telefone: (011) 2868.4505
Orientação sobre a LAI e classificação de sigilo: Telefone: (011) 2868.4525
Orientação sobre o Curso EAD GDAI - Gestão Documental e Acesso à Informação:
Telefone: (011) 2868.4507
Atendimento aos Municípios (Prefeituras e Câmaras Municipais)
Orientação sobre política de arquivos, gestão documental e acesso à informação
E-mail: camsaesp@sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4516 e (11) 2868-4520
Orientação sobre operação do Sistema SPdoc
E-mail: atendimentospdoc@sp.gov.br
Telefone: (11) 2868-4512 e 2868-4667
Orientação sobre normas e procedimentos de protocolo e mapeamento de documentos
E-mail: cestaduais@sp.gov.br
Telefones: (11) 2868-4512; (11) 2868-4514; (11) 2868-4515; (11) 2868-4667
Atualizações - Fique atento aos canais do APESP (site e redes sociais) para acompanhar comunicados sobre mudanças no atendimento e agendamento de consultas presenciais. Qualquer dúvida, entre em contato pelos e-mails e telefones indicados.