Notícias
I Seminário de Documentação: Arquivos e Acervos da Modernidade Brasileira
Documentar é reunir e organizar informações, para um determinado fim. Seja de forma analógica, ou digital, entende-se que tal tarefa é o primeiro passo para um trabalho de preservação cultural.
Partindo-se dessa premissa, a atual comissão executiva da gestão do DOCOMOMO Brasil, promove o “1º Seminário de Documentação - Arquivos e acervos da modernidade brasileira/ SEDOC”, reforçando a necessidade de se discutir com nossos parceiros na luta em prol da preservação cultural, arquitetônica, urbanística, artística, paisagística- no nosso país, as práticas, os desafios, os riscos e os caminhos para tal tarefa.
Entendendo-se que documentar é registrar, organizar informações textuais e gráficas sobre objetos patrimoniais, o evento através de suas palestras e mesas de debates, enfocará discussões sobre o trabalho de documentação que vem sendo realizado em prol da preservação da memória arquitetônica e urbanística moderna por universidades, redes de acervos, centros de documentação, arquivos públicos, privados, fundações culturais, entre outros.
Parte-se do princípio de que os edifícios e as cidades, devem também ser considerados documentos construídos que trazem em suas essências, elementos e condicionantes que os compõem e nos seus respectivos conjuntos composicionais- caracterizam e atribuem valores aquele determinado bem.
Considerando-se então, que a documentação é o somatório de fontes primárias e secundárias coletadas em arquivos privados, públicos- compostas de materiais de projetos, como plantas baixas, cortes, fachadas, perspectivas, esboços, mapas, gráficos, fotografias, textos originais, publicações- e do próprio bem material construído em si, seja uma edificação, ou lugar- a proposta de nosso evento é apresentar ao público interessado no tema da documentação cultural moderna brasileira, as maneiras pelas quais tais “objetos” vêm sendo trabalhados, no que diz respeito às suas políticas de preservação e conservação.
Pretende-se dessa maneira, observar o cenário nacional, conhecendo-se as experiências exitosas e exemplares, discutindo-se possíveis soluções, interagindo ideias, conectando propostas para se fortalecer essa prática fundamental para a preservação de nossa modernidade.
Procuraremos na programação, discutir sobre as diversas formas de documentação, tais como: 1) Inventários da modernidade de identificação e de conhecimento; 2) Tecnologias de aquisição de dados; 3) Tecnologias de documentação; 4) Tecnologias de visualização e interação; 5) A documentação nas fases do ciclo da conservação.
Assim, estamos dando continuidade à nossa programação de seminários online do DOCOMOMO Brasil, como maneira de sensibilizar o público em geral, em prol da salvaguarda e da preservação de nossos bens da modernidade.
Desejo um bom seminário a tod@s!
Alcilia Afonso
Coordenadora geral do Docomomo Brasil
Inscrições aqui