Notícias
FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE ARQUIVO
Arquivo em Cartaz 2022
De 3 a 13 de novembro de 2022, o Arquivo Nacional, em parceria com o Museu do Índio, promove a oitava edição do Arquivo em Cartaz – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, mantendo os objetivos de valorizar a memória do cinema brasileiro e de promover a discussão a respeito da importância e da urgência da preservação dos nossos acervos audiovisuais. O necessário debate sobre o acesso aos acervos audiovisuais e sonoros, o incentivo ao uso destes documentos de arquivo em novas produções cinematográficas, bem como a promoção de iniciativas para capacitação em preservação e processamento técnico de documentos arquivísticos, igualmente norteiam esta iniciativa.
Essa edição do festival traz como tema FILMES ETNOGRÁFICOS: olhares sobre o mundo. O filme etnográfico é um gênero de documentário praticado por cineastas independentes e por etnólogos que o aplicam na investigação, no domínio da antropologia visual, registrando em imagens e sons determinados grupos das sociedades humanas, tradicionais ou modernas. No início, o olhar sobre os grupos era feito por um agente externo, ou seja, o olhar do outro era o responsável pelos registros. Mais recentemente, com maior frequência, o próprio grupo determina esse olhar, de forma que o agente que registra agora pertence ao grupo registrado.
A produção audiovisual etnográfica se caracteriza por sua ligação íntima de aproximação do espectador com os sujeitos ou objetos representados, buscando uma intensa “exploração” do “outro” e um diálogo maior com a realidade. A linguagem audiovisual etnográfica, compreendida num sentido mais amplo, passou a abranger não apenas o registro e documentação de povos “exóticos”, mas também uma diversidade de representações dedicadas ao estudo das relações socioculturais, explorando suas densidades, tramas e articulações, traçando características e peculiaridades desses grupos e sujeitos observados.
O VIII Festival Internacional de Cinema de Arquivo - Arquivo em Cartaz 2022 propõe refletir sobre a relevância dos filmes etnográficos para o conhecimento, preservação e resgate de práticas culturais, por meio da apreensão do projeto de formação e capacitação audiovisual e produção de registros etnográficos, através da exibição, do debate e artigos, as diversas formas de registros etnográficos, nos seus diversos aspectos, especialmente a preservação e o acesso.
Maria Elizabeth Brêa Monteiro e Mauro Domingues
Curadores do Festival
Continue navegando pelo site do Arquivo em Cartaz aqui.