Notícias
Abertas as inscrições para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021
Estão abertas, até o dia 15 de agosto, as inscrições para a 34ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, iniciativa que reconhece ações de excelência na preservação e salvaguarda do Patrimônio Cultural. Promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), é a maior iniciativa nacional na área.
O Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021 homenageia o Patrimônio Cultural do Nordeste, mas podem ser inscritas propostas de todo o território nacional. Desde a criação em 1987, a premiação vem se aperfeiçoando e estabelecendo temas que refletem a evolução das políticas de valorização e proteção dos bens culturais.
Em 2006, o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) venceu a 19ª edição na categoria "Preservação de Bens Móveis e Imóveis", pela elaboração da Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Brasileiro – Preservar para dar acesso. Aprovada em 2004, a Carta tem o objetivo de conscientizar e ampliar a discussão sobre o legado cultural em formato digital, que sofre risco de desaparecimento e falta de confiabilidade. A Carta manifesta a necessidade de estabelecer políticas, estratégias e ações que garantam a preservação de longo prazo e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais.
Para participar da 34ª edição, os proponentes deverão preencher o formulário de inscrição, disponível no site do Iphan. As ações serão avaliadas, inicialmente, nas comissões estaduais, compostas por representantes das diferentes áreas culturais de cada estado e presididas pelos superintendentes. Iniciativas vencedoras na etapa estadual serão analisadas pela Comissão Nacional de Avaliação, formada pela presidência do Iphan e por 20 jurados que atuam nas áreas de preservação ou salvaguarda do Patrimônio Cultural.
Acesse o Edital e link de inscrição em: www.gov.br/pt-br/noticias/cultura-artes-historia-e-esportes/2021/06/abertas-as-inscricoes-para-o-premio-rodrigo-melo-franco-de-andrade-2021