Orientações iniciais
O Compras Contratos é uma ferramenta disponibilizada em parceria com a Advocacia-Geral da União. Para iniciar o uso da ferramenta, é necessário ler as orientações abaixo e observar os procedimentos de cadastro, observando a estratégia definida pela Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema Integrado de Serviços Gerais (SISG).
Estratégia de adesão:
O Cadastramento e as solicitações de adesão ao Compras Contratos serão avaliadas pela equipe da Secretaria de Gestão (Seges) e priorizadas de acordo com a seguinte ordem de classificação:
• Etapa 1 (a partir de 14/12/2020): Todos os órgãos que já utilizavam o sistema
• Etapa 2 (a partir de 21/12/2020): Todos os órgãos da Administração Pública Federal direta, autarquias e fundações públicas
• Etapa 3 (a partir de 15/01/2021): Outros entes, órgãos e entidades das demais esferas
1. Habilitação de usuários na plataforma
• Cadastradores parciais serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
• Cadastradores locais também serão cadastrados pela Seges e serão avisados por e-mail;
• Cada usuário do sistema deverá solicitar sua habilitação no sistema com o cadastrador local do próprio órgão.
2. Conheça os perfis do sistema
• Cadastrador Parcial (Administrador de Órgão)
○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro da estrutura de seu órgão. Configura informações de uso do órgão (subcategorias).
• Cadastrador Local (Administrador de Unidade)
○ Acesso a todas as funcionalidades do sistema, exceto às configurações do órgão. Concede novos acessos a todos os perfis abaixo dentro de sua respectiva unidade.
• Gestão de Contratos
○ Realiza gestão de todos os contratos da UASG;
• Gestão Financeira
○ Realiza gestão financeira e orçamentária dos contratos, pode incluir minutas de empenhos, além de acessar a consulta de fatura para atualização da situação;
• Responsável por Contrato
○ Consultas a todos os contratos além de gerir aqueles que possua responsabilidades atribuídas, como fiscal, gestor, autoridade;
• Consulta
○ Acesso às consultas gerais do sistema.
3. Cadastrador parcial: configurações iniciais
• Para órgãos do Poder Executivo federal (SISG - administração direta, autárquica e fundacional), o sistema já está configurado para o padrão 99999.999999/9999-99
• Caso contrário, inicie configurando o padrão NUP do seu órgão:
○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
○ Clique em "Adicionar configuração do órgão" para inserir o formato de numeração de processos (NUP);
• Nesse momento, é possível criar sub-categorias de contratos para um melhor detalhamento dos contratos gerenciados pelo órgão. Para isso, no menu:
○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Órgão;
○ Localize o órgão que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Subcategoria".
• Agora é necessário cadastrar os acessos dos usuários do seu órgão. O cadastrador parcial deve cadastrar, obrigatoriamente, ao menos um cadastrador local (Administrador de Unidade) por unidade vinculada. Opcionalmente, o cadastrador parcial também pode cadastrar usuários comuns que vão operar o sistema.
○ Para iniciar o cadastramento de usuários, acesse o menu:
▫ "Administração", acessar a funcionalidade "Acesso" → "Usuários do meu órgão";
▫ Clique em "adicionar usuário" e preencha o formulário de cadastro; e
▫ Ao salvar, o sistema enviará um e-mail com os dados de acesso ao usuário.
4. Cadastrador local: configurações iniciais
• O cadastrador local deverá:
○ Habilitar os usuários da unidade que são responsáveis pela gestão e fiscalização de contratos; e
○ Configurar sua unidade para habilitação dos alertas.
○ No menu "Administração", acessar a funcionalidade "Estrutura" → Unidade;
○ Localize a unidade que deseja configurar;
○ Clique na engrenagem e acesse a opção "Configuração";
○ Defina as rotinas necessárias para sua unidade.
• Cadastrar os usuários dos seguintes perfis:
○ Consulta
○ Execução Financeira
○ Preposto
○ Responsável por Contrato
○ Setor Contratos
5. Primeiros passos para o usuário do sistema
• Os dados do seu acesso serão enviados por e-mail automático do sistema:
○ Verificar o remetente: contratos@comprasnet.gov.br;
• Caso não tenha localizado o e-mail, verifique sua caixa de spam.
○ Lembre-se de adicionar esse e-mail nos seus contatos, pois todas as mensagens do sistema são enviadas por esse remetente.
• Para acessar, clique no link disponível no e-mail;
• Você será redirecionado para a tela de login do sistema;
○ Informe o no campo usuário o e-mail de cadastro e a senha informada no e-mail;
• Lembre-se de alterar sua senha inicial por meio do menu "Meus dados" → "Mudar senha";
○ Você também poderá opcionalmente, fazer login via acesso gov.br, caso já esteja cadastrado.
• Na tela de início, o gráfico, na seção de "Contratos por categoria", mostrará todos os contratos da sua UASG que estão disponíveis no sistema.
○ Você pode acessar a relação de contratos em “Gestão contratual” → “Contratos”.
○ Todos os contratos registrados no SIASG já estarão automaticamente listados na sua UASG”.
○ Caso não seja usuário SIASG, adicione os contratos manualmente.Para isso, acesse “Gestão contratual” → “Contratos”.
• Na seção "Empenhos sem contratos vinculados" são listados todos os empenhos localizados no SIAFI que ainda não estejam vinculados aos contratos da sua UG.
6. Informações importantes
• Ao acessar o sistema, o usuário visualizará:
○ Todos os contratos já cadastrados no SIASG;
○ Empenhos originais registrados diretamente no SIAFI;
○ Todos os empenhos registrados no SIASG;
○ Todos os termos aditivos;
○ Todos os termos de rescisão;
○ Apenas a última sub-rogação, quando houver; e
○ Todas os itens da compra.
• Na página inicial, são mostradas as seguintes seções:
○ Novos contratos: contendo a quantidade de contratos inseridos nos últimos 5 dias;
○ Contratos atualizados: contendo a quantidade de contratos que tiveram atualização nos últimos 5 dias;
○ Contratos vencidos: contendo a quantidade de contratos que estão com o prazo contratual expirado;
○ Mensagens pendentes: permite acesso rápido à funcionalidade de mensageria do sistema;
○ Contratos por categoria: permite identificar a proporção de contratos de acordo com as categorias que foram vinculadas aos contratos;
▫ Importante: No primeiro acesso é necessário informar a categoria de cada contrato!
○ Calendário: o usuário visualizará as vigências dos contratos de sua UASG.
○ Empenhos sem contrato vinculado: lista de empenhos importados do SIAFI, em que será necessária a vinculação a cada contrato conforme o fornecedor;
• O sistema possui as seguintes categorias de contratos:
○ Bens
○ Serviços continuados s/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços continuados c/ dedicação exclusiva de mão de obra
○ Serviços não continuados
○ Bens e serviços de TIC
○ Serviços de Engenharia
○ Obras
○ Internacional
○ Locação de Imóveis
○ Cessão
• O sistema também permite o detalhamento em subcategorias:
○ O cadastrador parcial é o perfil no sistema que detém autorização para cadastrar as subcategorias ou delegar para um usuário da área de gestão de logística e compras.
Sobre o Compras Contratos |
Funcionalidades |
Atendimento e suporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento clicando aqui ou pelo telefone 0800-978-9001.