Contratos
O Contratos é uma solução desenvolvida pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com a Advocacia Geral da União (AGU), Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que possibilita aos órgãos e entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional, incluindo as empresas estatais, integrantes do Sistema de Serviços Gerais (Sisg), realizar a gestão orçamentária e contratual, além de divulgar as informações de contratos e suas eventuais alterações no PNCP, em atendimento à nova lei de licitações e contratos (Lei nº 14.133/2021).
A ferramenta automatiza os processos de emissão de minutas de empenho e gestão de contratos, conectando servidores públicos responsáveis pela sua execução e fiscalização, tornando informações disponíveis a qualquer momento e melhorando as condições de gestão e relacionamento com fornecedores.
Quem pode utilizar:
- Órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, bem como as empresas estatais; e
- Alguns órgãos e entidades de outros poderes, em projeto piloto.
Modelo de oferta do sistema: disponibilizado de forma centralizada, evitando altos custos com hospedagem e manutenção de outros sistemas afins, de forma isolada, estabelecendo medidas de eficiência organizacional para o aprimoramento da administração pública.
Vantagens da plataforma:
- reduz os problemas relacionados às rotinas de trabalho;
- pleno controle das informações do que acontece no âmbito dos contratos de um órgão ou entidade;
- promove a eficiência na gestão contratual;
- integração com o SIAFI para emissão de notas de empenho;
- proporciona informações para apoiar as decisões governamentais de alocação mais eficiente de recursos;
- infraestrutura centralizada, sem custos de desenvolvimento para órgãos e entidades do Poder Executivo federal;
- maior transparência das informações dos contratos celebrados por toda a administração pública, permitindo a padronização de rotinas e procedimentos;
- e integração com o PNCP para atendimento à nova lei de licitações e contratos (Lei nº 14.133/2021).
Principais características:
Módulo de importação de dados do SIASG
Gestão financeira integrada (SIAFI)
Gestão de faturas
Gestão de terceirizados
Interação com fornecedores e prepostos
Calendário de vigência de contratos
Módulo de transparência ativa
Alertas ao fiscal, gestor e fornecedor
Segurança e aderência normativa
Organização das atribuições dos envolvidos e registro de todos os atos praticados
A ferramenta viabiliza:
✔ Controle de documentos diversos;
✔ Controle sobre os prazos de vigência dos contratos;
✔ Gestão sobre as informações financeiras do contrato;
✔ Visão global das penalidades aplicadas aos contratados;
✔ Gerenciamento dos diversos contratos sob a responsabilidade do gestor;
✔ Controle sobre o valor desembolsado em cada contrato e sobre todos os contratos do órgão ou entidade; e
✔ Facilidade e praticidade das vistorias;
✔ Padronização das ações de fiscalização por parte dos fiscais;
✔ Controle dos atos administrativos praticados;
✔ Controle sobre a fiscalização realizada;
✔ Gestão da Conta-Depósito Vinculada;
✔ Contato fácil com os fornecedores e solução rápida de impasses;
✔ Controle sobre a realização de aditivos contratuais;
✔ Publicação automatizada de informações no PNCP.
Atendimento e Suporte
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de atendimento clicando aqui ou pelo telefone 0800-978-9001.