- Info
Pregão Eletrônico - Fornecedor
1 – Como se credenciar / cadastrar para participar do Pregão Eletrônico?
Para participar do Pregão Eletrônico, é preciso primeiramente se cadastrar no SICAF. Após se cadastrar no SICAF, se cadastrar no COMPRAS. Para isso, siga os passos abaixo:
- Acesse o site www.gov.br/compras
- Na Seção “FORNECEDOR” clique no menu “Cadastro”;
- No texto apresentado, “O Fornecedor que ainda não possui login e senha deverá realizar solicitação de senha clicando Aqui”. Clique no Link “Aqui”;
- No campo “Opção de Empresa”, se o fornecedor for pessoa jurídica, selecione “Pessoa Jurídica”;
- Informe o CNPJ da Empresa, CPF Responsável no SICAF, Data Nasc. Resp. SICAF, e e-mail Resp. SICAF;
- No campo “Login” do Compras, Crie um login de acesso, contendo no mínimo 6 posições. (Não deve conter espaços em branco e nem caracteres especiais);
- Em seguida clique em “Confirmar”;
- A senha será gerada pelo Sistema e enviada ao E-mail informado pelo usuário;
- O usuário deverá retornar a página principal do Compras e clicar na opção;
- “Compras – SIASG”;
- Clicar em “Produção”, em Perfil, selecionar “Fornecedor”;
- Informar o Login e Senha e clicar em “Avançar”;
- Em seguida clique em “Serviços do Fornecedor”, “Dados Cadastrais Compras”, Controle de Usuários e Opção por Serviço;
- Clique no link “Administrador”, selecione as opções desejadas (Cotação Eletrônica, Pregão Eletrônico, RDC Eletrônico, Aviso de Licitações por e-mail e Download de Editais)
- E clicar em “Confirmar”.
Importante:
- O usuário só poderá participar de Pregão Eletrônico e Cotação Eletrônica, se tiver assinalado essas opções.
- Podem se cadastrar pessoas Físicas e Jurídicas cadastradas na Receita Federal.
- O usuário não deve preencher as informações do cadastro com acentos, cedilha ou qualquer carácter especial.
2 – Como consultar os Pregões Agendados, Em andamento, Realizados, Pendentes de Recurso/Adjudicação/Homologação, Revogados, Anulados ou Abandonados, Atas/Anexos e Internacionais com Recurso do BID ou BIRD?
Para consultar os Pregões Agendados, Em andamento, Realizados, Pendentes de Recurso/Adjudicação/Homologação, Revogados, Anulados ou Abandonados, Atas, Anexos e Internacionais com Recurso do BID ou BIRD, siga os passos abaixo:
- Após acessar o site www.gov.br/compras;
- Clique em Gestor de Compras, Consultas, Pregões;
- Selecione a opção desejada;
- Informe os dados da Pesquisa e clique em OK.
3 – Como consultar os avisos de licitações e/ou retirar editais de licitação (download)?
Se servidor da Administração Pública, para consultar os Avisos De Licitações e/ou Editais, siga os seguintes passos:
- Após acessar o Compras com CPF e Senha;
- Clique em “Serviços do Governo” em "SIASGWeb" > “SIDEC” > “Aviso” > “Licitações do Governo Federal”;
- Informe o filtro de pesquisa e clique em “OK”
Importante: Poderão ser acessados apenas aos Editais de sua Unidade de Lotação
Se Fornecedor, para consultar os Avisos de Licitações e/ou Editais, siga os seguintes passos:
- Após cessar o Compras com LOGIN e Senha;
- Clique em “Serviços do Fornecedor”, na opção “Serviços de Download”, “Editais”.
- Selecione o filtro de pesquisa e clique em “OK”.
- Ao encontrar o Aviso de Licitação procurado, clique no botão ‘Download’ para salvar o Edital no seu microcomputador.
4 – Como alterar o E-MAIL no cadastro do Compras, para recebimento de Avisos de Licitação?
Para alterar o e-mail para recebimento de Avisos de Licitação, siga os seguintes passos:
Após acessar o Compras com LOGIN e Senha;
- Clique em “Serviços do Fornecedor”, na opção “Dados Cadastrais do Compras”;
- Clique em “Alterar Seus Dados Cadastrais”
- No campo “E-mail para avisos de licitação”, informe o novo e-mail e clique em “Confirmar”.
5 – Como desbloquear ou recuperar sua senha de acesso ao Compras?
Para desbloquear ou recuperar sua senha, siga os seguintes passos:
Acesse o sítio https:// www.gov.br/compras
- Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em COMPRAS - SIASG;
- Clique no link PRODUÇÃO;
- Em Perfil, selecione Fornecedor,
- Clique em “Desbloquear/Recuperar Senha”;
- Informe o login, data nascimento, e-mail e clique em CONFIRMAR.
Importante: A nova senha será enviada para o e-mail informado no cadastro.
6 – Existe algum custo (Pagamento) para se cadastrar no COMPRAS e para efetuar download de editais?
Para se CADASTRAR no Compras e fazer DOWNLOAD de EDITAIS, NÃO existe nenhum custo para o Fornecedor.
É necessário apenas o Fornecedor se CADASTRAR no Compras.
7 - Como cadastrar, excluir ou alterar uma proposta para Pregão Eletrônico?
Para CADASTRAR PROPOSTA para o Pregão Eletrônico, siga os seguintes passos:
- Após acessar com LOGIN e SENHA,
- Clique em “Serviços do Fornecedor” > “Pregão Eletrônico” > “Proposta” > “Cadastrar/Excluir”.
Para EXCLUIR PROPOSTA:
- Após acessar com LOGIN e SENHA,
- Clique em “Serviços do Fornecedor” > “Pregão Eletrônico” > “Proposta” > “Cadastrar/Excluir”.
- Selecione o item e clique no botão “Excluir” ou clique na lixeira
Para ALTERAR PROPOSTA:
- Após acessar com LOGIN e SENHA,
- Clique em “Serviços do Fornecedor” > “Pregão Eletrônico” > “Proposta”> “Cadastrar/Excluir”.
- Selecione o item e clique no botão “Expandir/Esconder Detalhes Itens” ou clique no Mais (+) localizado na área do item.
- Informe os novos valores e clique em “Salvar”.
8 – Como Enviar mensagem ao Pregoeiro na fase de lances?
Durante a fase de Lances do Pregão, NÃO é possível enviar mensagem e nem falar com o Pregoeiro. A comunicação através de CHAT nesta fase é unilateral, ou seja, apenas o Pregoeiro consegue enviar mensagens para os licitantes.
O CHAT estará disponível somente nas fases de ACEITAÇÃO, HABILITAÇÃO e ADMISSIBILIDADE.
Importante:
Para o Fornecedor responder ao Pregoeiro quando selecionado, ele deverá acessar o menu ACOMPANHAR > ACEITAÇÃO > HABILITAÇÃO > ADMISSIBILIDADE.
Caso o Pregoeiro esteja enviando mensagem a um Fornecedor específico e não esteja aparecendo o campo para o fornecedor digitar a resposta, o fornecedor deverá entrar em contato com o pregoeiro no Órgão Licitante, informando o fato.
Se o pregoeiro selecionar outro Fornecedor para troca de mensagem, o Fornecedor anteriormente selecionado terá o chat fechado para resposta, portanto se o pregoeiro desejar receber resposta de um determinado Fornecedor, sua identificação deverá permanecer selecionada.
9 – Como enviar lances para o Pregão que não aparece na tela do Sistema?
Para enviar lances é necessário que já tenha sido enviado proposta para o(s) item(s) do Pregão.
Se Pregão e o Órgão / Unidade não for apresentado na tela do fornecedor, é porque para este Pregão não foi enviado proposta. Portanto, o fornecedor não poderá participar da fase de lances.
Importante: Apenas o login que enviou proposta poderá participar da fase de lances.
10 – Como enviar mensagem ao Pregoeiro durante a Fase de “ACEITAÇÃO” ou “HABILITAÇÃO” do Pregão?
Para enviar mensagem ao Pregoeiro através do Chat, aguarde o Pregoeiro selecionar a sua Empresa para que o sistema habilite o campo específico para resposta ao Pregoeiro.
Caso o Pregoeiro esteja enviando mensagens ao fornecedor e o campo específico para resposta do Fornecedor não esteja habilitado, o fornecedor deverá entrar em contato com o Pregoeiro para que o campo seja habilitado e o fornecedor possa responder.
11 – Como Incluir a intenção de recurso e/ou recurso para o Pregão Eletrônico?
Após a habilitação do item, será aberto o prazo para que os fornecedores registrem, por meio eletrônico, a intenção de recurso. Este prazo será encerrado no tempo mínimo de 20 minutos e no máximo de 72 horas, determinado pelo Pregoeiro, após a habilitação do último item do Pregão.
Depois de interposto, se a intenção de recurso, for julgada procedente pelo pregoeiro, o mesmo abrirá o prazo para que os fornecedores registrem o recurso.
12 – Porque o sistema exibe a mensagem: “ERRO INTERNO AO BUSCAR O PREGÃO PARA ACOMPANHAMENTO DE RECURSO”, ao clicar em “DETALHAR RECURSO”?
Essa mensagem é exibida quando o pregão foi Revogado/Anulado ou Abandonado.
Para Consultar/Visualizar o recurso, deverá ser clicado o botão “Visualizar Recursos”, disponibilizado na Ata do Pregão.
Para as demais situações, o recurso poderá ser Consultado/Visualizado clicando no botão “Detalhar Recurso”, disponível no Perfil do Fornecedor.
Para consultar a Ata do Pregão, siga os passos abaixo:
- Após acessar o sítio do Compras;
- Em GESTOR DE COMPRAS, clique em Consultas, Atas, Atas de Pregão;
- Informe o Órgão ou Código da Unidade e o Número do Pregão e clique em OK.
13 – Porque não consegue preencher nenhuma Proposta na Licitação?
Quando o Pregão for direcionado apenas para ME/EPP, os demais Portes de Empresas terão os campos bloqueados e não será possível o preenchimento.
Orientamos verificar no formulário de “Envio da Proposta” a indicação de exclusividade para ME/EPP, para todos os itens ou apenas para alguns itens.
14 – Como alterar / atualizar seus dados cadastrais no cadastro do Compras?
Para alterar / atualizar seus dados cadastrais no cadastro do Compras, siga os passos abaixo:
- Após acessar o Compras com LOGIN e SENHA;
- Clique em “Serviços do Fornecedor”;
- Na opção “Dados Cadastrais Compras”;
- Clique em “Controle de Usuários e Opção por Serviços”;
- Clique em “Alterar seus Dados Cadastrais”, altere os dados desejados e;
- Clique em “Confirmar”.
Nos Dados Pessoais:
- No campo Nome, informe o Nome sem acentos, cedilha ou qualquer carácter especial, de acordo com o que consta na Receita Federal.
- No campo E-mail, informe o e-mail pessoal para entrega de senha.
Nos Dados da Empresa, se necessário, clique nos botões:
- Atualizar Razão Social e Endereço;
- Atualizar Porte Empresa.
Os dois botões serão atualizados automaticamente pelo sistema, de acordo com o que consta na Receita Federal.
15 – Pessoa Física pode participar de Pregão Eletrônico?
A Pessoa Física poderá participar de Pregão Eletrônico e de Cotação Eletrônica, desde de que esteja cadastrado no Nível I do Sicaf e no Compras.
16 – Como se Cadastrar / Credenciar no SICAF?
Para se cadastrar no Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores), siga os passos abaixo:
- Acesse o sítio www.gov.br/compras;
- Em FORNECEDOR, na opção “Solicitar login e senha para iniciar os procedimentos relativos ao cadastramento no SICAF”, clique no link cadastramento no SICAF;
- Na opção “C”, clique no link “Clique aqui”,
- Informe, CPF, E-mail, Data de Nascimento, os carácteres exibidos e clique em “Solicitar Senha”.
A senha de acesso será enviada para o E-mail informado. Após recebimento da senha por e-mail, acesse o Sicaf.
Para acessar o Sicaf, siga os passos abaixo:
- Acesse o sítio https:// www.gov.br/compras
- Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em SICAF;
- Clique no link PRODUÇÃO;
- Em Acesso Restrito, selecione Fornecedor,Informe CPF e Senha e clique em “Avançar";
Preencha os formulários eletrônicos relativos ao Nível I do Credenciamento, e após a inclusão da solicitação do Credenciamento, imprima o Recibo de Solicitação de Serviços e se dirija a uma Unidade Cadastradora para apresentar a documentação exigida para cada Nível I e o recibo de solicitação de serviços.
Importante:
Os formulários eletrônicos referentes aos demais níveis são opcionais;
O fornecedor tem 60 dias para validar o cadastramento em uma Unidade Cadastradora;
A documentação a ser apresentada na Unidade Cadastradora, está relacionada no Manual do Fornecedor disponível no portal Compras Governamentais, em GESTOR DE COMPRAS, Publicações, Manuais, SIASGNet, Manual SICAF – Fornecedor.
17 – Onde consultar a relação das Unidades Cadastradoras do Sicaf?
Para consultar a Relação / Endereço das Unidades Cadastradoras, siga os passos abaixo:
- Acesse o sítio https:// www.gov.br/compras
- Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em SICAF;
- Clique no link PRODUÇÃO;
- Em Acesso Restrito, selecione Fornecedor,
- Informe CPF e Senha e clique em “Avançar";
- Clique em "Consulta", "Unidade Cadastradora";
- Informe os campos solicitados para pesquisa e clique em "Pesquisar"
18 – O que fazer para renovar o Cadastro Vencido ou atualizar seu Cadastro no SICAF?
Para renovar o Cadastro Vencido ou atualizar os documentos do cadastro do Sicaf, é necessário o comparecimento a uma Unidade Cadastradora da Empresa, levando o formulário “Recibo de Solicitação de Serviços e Entrega de Documentos” e toda a documentação exigida.
O formulário “Recibo de Solicitação de Serviços e Entrega de Documentos”, utilizado na renovação, bem como toda a documentação para a atualização do cadastro, está disponível no seguinte endereço:
- https:// www.gov.br/compras
- Em ACESSO AOS SISTEMAS, clique em SICAF;
- Clique no link PRODUÇÃO;
- Em Acesso Restrito, selecione Fornecedor,
- Informe CPF e Senha e clique em “Publicações", "Formulàrios".
19 – O que fazer para trocar de Unidade Cadastradora?
Para trocar / alterar de Unidade Cadastradora, será necessário o comparecimento na Unidade Cadastradora, para onde quer transferir o seu cadastro, com toda a sua documentação e solicitar a essa unidade, a sua transferência.
20 - Como proceder quando é necessário atualizar as certidões ou renovar o seu cadastro no Sicaf e a Unidade Cadastradora está em greve?
Para o impedimento de Atualizar Certidões, Renovar o cadastro ou Reativar o cadastro inativo, quando a sua Unidade Cadastradora estiver em greve, será necessário, de posse de sua documentação, dirigir-se a uma Unidade Cadastradora mais próxima e solicitar a transferência do seu cadastro para a mesma, com o objetivo de atualizar as certidões ou de renovar o cadastro.
Se depois de terminada a greve, caso tenha o interesse de retornar à Unidade de origem, basta apenas solicitar à mesma uma nova transferência.
Importante: Se o cadastro do Sicaf estiver atualizado e o fornecedor tiver em mãos as certidões atualizadas ele poderá participar de certame licitatório conforme Instrução Normativa nº 5, de 21 de julho de 1995 no item 8.9.2.
A Instrução Normativa poderá ser obtida no sítio Compras Governamentais, em Gestor De Compras, clique em “Legislação”, “Instruções Normativas’.
21 – Como cadastrar uma Empresa Estrangeira (sem CNPJ) no Compras para participar de Pregão Eletrônico?
Para se cadastrar no Compras e para participar de Pregão Eletrônico como fornecedor estrangeiro, deverá ser encaminhado um e-mail ao Órgão / Unidade Licitante, solicitando o cadastramento (login e senha) no Portal Compras e informando os dados abaixo relacionados:
Nome da Empresa, Endereço, Cidade, País, E-mail e
Telefone (informar código do país e código de área). Ex: (99) (99) 9999-9999.
Após o Órgão Cadastrador efetuar a inclusão dos dados do Fornecedor Estrangeiro no Portal Compras, o Sistema encaminhará, automaticamente, um e-mail para o usuário informando o Login e Senha, bem como as orientações para o acesso ao Compras (em português e inglês) para que a empresa possa participar do Pregão Eletrônico.
22 – O que fazer para participar de um Pregão Eletrônico, com o “Envio de Propostas e Lances” por maior desconto?
As Propostas e Lances por maior desconto, deverão ser enviadas informando no campo “Percentual de Desconto”, o desconto oferecido.
O Sistema calculará, automaticamente, o valor da proposta por item com o percentual de desconto, registrando no campo específico “O valor com desconto” que está sendo ofertado.
O lance também será informado, em percentual e será convertido, automaticamente, pelo Sistema em valor (moeda real – R$).
23 – O que fazer para consultar Esclarecimentos / Impugnação e Avisos dos Pregões?
Para consultar Esclarecimentos / Impugnação e Avisos dos Pregões, siga os seguintes passos:
- Após acessar o sítio www.gov.br/compras;
- Em Gestor de Compras, clique em Consultas, Pregões;
- Selecione a situação do Pregão, informe os campos solicitados e clique em “OK”;
- O sistema exibirá o resultado da pesquisa;
- Localize o pregão desejado e clique no campo “Informações do Pregão”.
24 – Porque ao cadastrar proposta para determinado item, o Sistema emite a Mensagem: “ACIMA DO VALOR DE REFERÊNCIA FIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA”?
A mensagem: “ACIMA DO VALOR DE REFERÊNCIA FIXADO PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA” é exibida pelo sistema quando o valor informado na proposta está acima do valor de mercado fixado pelo Órgão Licitante. Essa mensagem não afeta o envio da proposta, nem a participação no certame.
25 – Pode-se participar de mais de um Pregão Eletrônico ao mesmo tempo utilizando computadores diferentes?
Poderá participar de vários pregões ao mesmo tempo, com o mesmo Login, utilizando computadores diferentes.
Poderá também cadastrar até 5 (cinco) logins diferentes, para o mesmo CNPJ no Portal Compras.
26 – Qual o prazo para solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital?
O prazo para solicitar esclarecimentos ou impugnar o Edital são:
Os pedidos de Esclarecimentos – deverão ser enviados ao pregoeiro em até 3 dias úteis anteriores à data fixada para a abertura da sessão pública, exclusivamente por meio eletrônico, via Internet, para o endereço indicado no Edital.
A Impugnação do Edital deverá ser encaminhada ao Órgão até 2 dias úteis, antes da data fixada para abertura da sessão pública.
Importante:
– Qualquer pessoa poderá impugnar o ato convocatório do Pregão na forma eletrônica, através de um E-mail ou Fax direcionado diretamente ao Órgão Licitante.
– A resposta do órgão poderá ser visualizada em Gestor De Compras, Consultas, Pregões, Informações do Pregão.
27 – Onde retirar a CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas?
A CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, poderá ser emitida no portal do Tribunal Superior do Trabalho, no link www.tst.jus.br/certidao ou em qualquer outro portal da Justiça do Trabalho, e apresentá-la à UASG licitante no formato exigido no edital da licitação.
Importante:
Deverá emitir a certidão negativa ou positiva com efeito de negativa.
28 – Como é feito o cálculo para apuração de índices do balanço registrado no SICAF?
O cálculo para apuração de índices do balanço registrado no Sicaf, deve ser calculado por um contador.
Importante:
Se não concordar com os índices apresentados e a Unidade Cadastradora não possuir esse serviço, o fornecedor deverá solicitar ao contador da sua empresa que processe esse cálculo.
29 – O que fazer para incluir mais usuários / login no seu cadastro do Compras?
Para incluir mais usuários / login no seu cadastro do Compras, siga os seguintes passos:
- Após acessar o Compras com Login e Senha (Acessar com o Login do Administrador);
- Clique em Serviços do Fornecedor, Dados Cadastrais, Controle De Usuários e Opções Por Serviço.
- Clique em “Criar Novo Usuário”;
Importante:
– Este novo usuário passará a ser usuário comum que fica subordinado ao administrador.
– Somente o Login Administrador poderá criar ‘Usuários Comuns", e conceder a estes usuários as opções de Serviços do Compras.
– O Administrador poderá criar até 9 (nove) usuários comuns.
30 – Como alterar a situação da empresa para ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) no Compras?
Ao se logar no sítio do Compras, a situação do fornecedor é automaticamente identificada e validada na base de dados da Receita Federal, determinando assim o tipo de empresa.
Para alterar a situação da empresa para ME (Micro Empresa) ou EPP (Empresa de Pequeno Porte) no Compras, siga os seguintes passos:
- Após acessar o Compras com Login e Senha (Administrador)
- Clique em Serviços do Fornecedor, Dados Cadastrais Compras, Alterar Dados Cadastrais;
- Clique em Atualizar Razão Social e Atualizar Porte Empresa
Importante:
– Ao clicar nos botões, os dados serão atualizados de acordo com o que consta no banco de dados da Receita Federal.
– Para realizar alterações na situação, após a atualização, o usuário deverá procurar a Receita Federal.
31 – Porque o porte da empresa cadastrado no Compras não corresponde ao porte que consta na Receita Federal?
Devido à implantação do Simples Nacional, em 01/07/07, a Receita Federal atualizou informações relativas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ.
Portanto, informamos que no cadastro de fornecedores e ao incluir proposta de Pregão Eletrônico, o Compras obtém os dados do “Porte da Empresa”, diretamente no banco de dados da Receita Federal.
Se for verificado incorreção, deverão dirigir-se às Agências da Receita Federal e fazer um evento de alteração de cadastro, evento 222 (alteração de porte da empresa).
32 – Orientações sobre o recebimento de e-mail após a homologação do Pregão.
Se a autoridade competente homologar o Pregão todo de uma vez, o fornecedor receberá só um e-mail contendo todos os itens homologados.
Se a autoridade competente homologar item a item, no dia ou em datas diferentes, o Sistema enviará vários e-mails ao fornecedor à medida que os itens forem homologados.
Importante:
Para o recebimento de Avisos, o fornecedor deverá estar com o seu e-mail cadastrado corretamente no cadastro do Compras.
33 – Orientações sobre o envio de Proposta / Lances para um Pregão Por Preço Global – Lote / Grupo.
As propostas / lances para um Pregão por Preço Global – Lote / Grupo, deverão ser enviadas normalmente, no entanto, para o preenchimento dos Grupos siga as orientações:
- Todos os itens do grupo terão que, obrigatoriamente, serem cotados;
- O Sistema fará automaticamente a totalização dos valores cotados para os itens do grupo;
- O pregoeiro, abrirá o grupo e procederá a análise das propostas dos itens que constituem o grupo;
- A desclassificação de um único item de um determinado grupo implicará a desclassificação da proposta para todo o grupo, ou seja, a proposta somente será aceita se atender aos requisitos para todos os itens do grupo;
- Os lances para os grupos serão feitos em telas distintas da tela principal de envio de lances, para cada item do grupo;
- O valor vencedor será o menor na soma total do grupo;
- A aceitação será para o grupo, não sendo possível aceitar parte dos itens, o mesmo ocorrendo nas demais fases de habilitação, adjudicação e homologação.
34 – Qual o tamanho do arquivo (anexo) solicitado em Edital?
O tamanho do arquivo/anexo solicitado ao Fornecedor é de até 20 Megabytes.
O anexo, deverá ser enviado a partir da fase de Aceitação das Propostas, quando solicitado pelo pregoeiro a um fornecedor específico, através da funcionalidade “Envia Anexo”.
35 – O que fazer quando, enviou proposta para um Pregão Eletrônico e não consegue enviar lances e está recebendo a Mensagem.: “NÃO EXISTE PREGÃO ABERTO NO QUAL VOCÊ TENHA ENVIADO PROPOSTA, OU O PREGÃO OU O ITEM DO PREGÃO QUE VOCÊ ENVIOU PROPOSTA JÁ FOI ENCERRADO”?
Essa mensagem ocorre quando a proposta não foi envaida ou o pregão ou os itens já foram encerrados.
Para solucionar o problema, após enviar a proposta, o(a) Sr(a) deverá verificar se a proposta foi realmente enviada, através da opção de Consulta. Para consultar a proposta, siga os seguintes passos:
- Após acessar o Compras, com LOGIN e SENHA
- Clique em Serviços do Fornecedor, Pregão Eletrônico. Proposta, Consulta.
- Se a proposta foi localizada, ou seja, enviada com sucesso, o usuário deverá localizar o Pregão para certificar-se se o mesmo está aberto para lances.
Importante: Somente o Usuário / Login que encaminhou a proposta conseguirá enviar os lances.
36 – Como recuperar Login e Senha do usuário Administrador no cadastro do Compras?
Para recuperar Login e Senha do usuário do tipo Administrador, siga os seguintes passos:
- Acesse o sítio https:// www.gov.br/compras
- Em Acesso aos Sistemas, clique em Compras - Siasg;
- Clique no link Produção;
- Em Perfil, selecione Fornecedor,
- Clique em “Recuperar senha e login por meio do responsável do cadastro do SICAF”;
- Selecione o campo "Opção Fornecedor";
- Preencha os campos solicitados e clique em Confirmar.
Importante:
– O sistema enviará um e-mail com o login e a nova senha para o e-mail do Responsável pelo Cadastro da Empresa no SICAF.
– Essa nova opção é apenas para usuário do Tipo Administrador e quando ele não consegue usar as opções já existentes (recuperar login e recuperar senha).
– Caso seja necessário atualizar o cadastro do responsável no SICAF, o Fornecedor deverá primeiramente entrar em contato com a UASG cadastradora e solicitar a alteração do E-mail.
37 – Como trocar/alterar senha ou alterar e-mail no cadastro do Compras?
Para trocar / alterar a senha e alterar e-mail, siga os seguintes passos:
1) Para trocar / alterar a senha
- Após acessar o Compras, com Login e Senha;
- Clique em Serviços do Fornecedor, em “Dados Cadastrais Compras”;
- Na opção “Alterar sua Senha”.
- Altere a senha e clique em “Confirmar”.
2) Para trocar/alterar e-mail:
- Após acessar o Compras, com Login e Senha
- Clique em Serviços do Fornecedor, em “Dados Cadastrais Compras”;
- Na opção “Alterar seus Dados Cadastrais”;
- Informar o novo E-mail e clicar em “Confirmar”
Por decisão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o cadastro do Fornecedor não será excluído, o mesmo permanecerá no Sistema na situação de “Inativo”.
Importante: Se o Fornecedor desejar fazer alguma alteração no cadastro, o mesmo deverá comparecer na Unidade Cadastradora.
38 – Porque o login está inativo, e como reativá-lo?
Se o seu login é do tipo comum e foi inativado pelo Login do Administrador, verifique com a pessoa responsável pelo login do Administrador, pois somente ele poderá reativar o seu Login.
Importante: O Login do tipo Administrador, não fica na situação de inativo.
39 – O que é Cadastro de Reserva?
O Cadastro de Reserva é uma funcionalidade que permite ao(s) fornecedor (es) que não ganharam o item, manifestar o interesse em compor o Cadastro de Reserva, mantendo o valor e a quantidade do primeiro classificado.
Esta funcionalidade será disponibilizada na Homologação do Pregão, sendo valida somente para Pregão para SRP (Sistema de Registro de Preço).
40 – Como registrar intenção em participar do cadastro de reserva do Pregão?
Após receber e-mail do Compras informando que o prazo para registrar intenção em participar do cadastro de reserva do Pregão está aberto, siga os seguintes passos:
- Acesse o Sistema com Login e Senha;
- Em “Serviços do Fornecedor”, clique em “Registrar Intenção de Participar do Cadastro de Reserva”;
- Clique em “Participar” do pregão desejado;
- Selecione o item desejado e clique em “Participar”;
- Em seguida clique em “OK”;
Importante:
– Havendo interesse do fornecedor em compor o Cadastro de Reserva, ele deverá manter o valor e a quantidade do primeiro classificado,
– Esta funcionalidade será disponibilizada somente para Pregão SRP (Sistema de Registro de Preço).
41 – Como consultar Retirada de Edital da sua UASG no Compras?
Para consultar a Retirada de Editais de sua UASG no Compras, siga os seguintes passos:
- Após acessar o Compras com CPF e Senha;
- Clique em Serviços do Governo, SIASGWeb, SIDEC, Aviso;
- Clique em Consulta Termo de Retirada de Edital;
- Informe os dados solicitados e clique em OK.
42 – Como proceder quando o item do pregão foi assinalado erroneamente e clicado a opção “Não Homologado”?
Quando o Ordenador de Despesa clica no botão “Não Homologado”, o(os) Item (ns) retornam para a “Adjudicação”.
O Pregoeiro deverá entrar em “Adjudicação”, clicar no item e clicar no botão “Manter Adjudicação”. Desta forma, o Item retorna para ser homologado pelo Ordenador de Despesa.
43 – Como obter senha de acesso às Informações Gerenciais do Compras Data Warehouse – DW?
Para obter a senha de Acesso ao DW, envie um comunica para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, UASG – 200999 informando:
- CPF,
- Nome completo,
- Telefone e
- Solicitação de treinamento na ferramenta DW – DATA WAREHOUSE.
44 – O que é o Data Warehouse – DW?
Data Warehouse – DW é um sistema computacional utilizado para armazenar informações em bancos de dados de forma consolidada, permitindo a emissão de:
- Relatórios;
- Análise de grandes volumes de dados; e
- Obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
45 – O que fazer quando recusou todas as Propostas do Pregão e não consegue Revogar ou Anular o Pregão?
Quando todas as propostas são recusadas, o Pregão fica na situação de Fracassado. O Pregoeiro deverá cancelar o(os) item(ns) e gerar Ata do Pregão como Fracassado.
A seguir, o Ordenador de Despesa deverá Homologar a Licitação e após a homologação o servidor responsável no Órgão, poderá incluir o evento de Revogação ou Anulação, conforme decisão do Pregoeiro.
Importante:
O(s) item (ns) não devem ser selecionado(s), para que o resultado ao alimentar o SISPP / SISRP, informe que o item foi cancelado na fase de aceitação.
46 – Onde estão disponibilizados os manuais do Compras, SIASGNet, SIASG e Pregão?
Os Manuais do Compras, SIASGNet e SIASG, estão disponibilizados no seguinte local:
- Acesse o sítio www.gov.br/compras;
- Em Gestor de Compras, clique em “Publicações”, “Manuais”.
47 – Pode–se entrar com Intenção de Recurso, quando a proposta foi rejeitada/recusada?
Se a proposta foi Rejeitada / Recusada em qualquer fase do Pregão, poderá sim entrar com Intenção de Recurso e se a intenção for julgada procedente pelo pregoeiro, o mesmo abrirá o prazo para o registro do Recurso.
48 – Porque em determinado perfil não aparece a funcionalidade “Gestão de Ata - SRP”?
Para acessar a funcionalidade “Gestão de Ata SRP”, o Cadastrador Local ou Parcial do Órgão, deverá atribuir ao usuário, o perfil de “HOMPREGAO” ou “GESTOR-ATA”.
49 – Como realizar o Cadastro de Reserva?
Para operacionalizar o Cadastro de Reserva, o Ordenador de Despesas do Órgão deverá realizar os seguintes procedimentos:
- Ao clicar no botão “Homologar”, o Ordenador de Despesa deverá informar o prazo para os fornecedores manifestarem o interesse no “Cadastro de Reserva”.
- Este prazo deve ser no mínimo 24 hs e não há prazo máximo;
- Em seguida clique em convocar, após realizar a convocação, os itens serão homologados, independente do cadastro de reserva.
50 – Como gerar empenho para empresa beneficiaria do Cadastro de Reserva?
Para gerar Empenho para empresa beneficiária do Cadastro de Reserva, siga as seguintes orientações:
- Se não tiver Empenho para o Item, cancele a homologação e volte para a fase deaceitação;
- Se já tiver Empenho liquidado, deverá enviar um Comunica para a UASG 200999 ou um Ofício ao DELOG / MP no endereço do MINISTÉRIO DA ECONOMIA, Secretaria de Gestão, Departamento Normas e Sistemas de Logística. Esplanada dos Ministérios, Bloco “C”, 3º andar – Brasília - DF – CEP:70046-900, solicitando a alteração do resultado no sistema para utilizar o cadastro de reserva.
51 – Qual o endereço do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para o envio de correspondência?
O endereço do MINISTÉRIO DA ECONOMIA, Secretaria de Gestão, Departamento Normas e Sistemas de Logística. Esplanada dos Ministérios, Bloco “C”, 3º andar – Brasília - DF – CEP:70046-900.