Notícias
Construindo conexões entre ciência e sociedade
Criar mais conexões entre conhecimentos e práticas constitui um ponto irreversível da sociedade. O engajamento público e a integração de saberes têm sido apontados como chave para avançar o conhecimento, aprimorar técnicas, fomentar inovações e melhorar políticas públicas.
Tendo isto em vista, o Centro de Síntese, por meio da equipe de comunicação, promoveu uma série de três workshops internos com os projetos SinBiose visando apoiar os desenvolvimento de estratégias de comunicação focadas nos potenciais usuários do conhecimento gerado nos projetos. Uma proposta relacionada diretamente ao objetivo do SinBiose de "desenvolver legitimidade e visibilidade para tornar-se uma organização de referência, convergência e articulação das questões relacionadas à biodiversidade e serviços ecossistêmicos".
Durante o workshop, os pesquisadores foram convidados a refletir suas pesquisas a partir dos princípios da contextualização (contexto particular, como um local ou uma questão), da pluralidade (múltiplos caminhos de saber e fazer), da orientação a objetivos (objetivos claramente definidos, compartilhados e com significado) e da interação (aprendizado durante o processo de engajamento ativo e interações frequentes).
Com base nesses princípios, foi desenvolvido um exercício inicial de identificação dos potenciais usuários finais do conhecimento, incluindo tomadores de decisão que podem se beneficiar dos resultados dos projetos para tomar decisões melhor informadas.
Os projetos prepararam inicialmente uma ampla lista de usuários potenciais dos resultados das sínteses e, posteriormente, a priorização destes grupos. Os diferentes projetos elencaram, por exemplo, usuários finais do conhecimento como produtores rurais de diferentes portes (pequenos, médios e grandes) e usuários intermediários, como técnicos ambientais e agrícolas. Além disso, refletiu-se sobre quais informações seriam importantes para esses usuários do ponto de vista dos próprios pesquisadores.
Em um segundo momento, o objetivo foi olhar para estes tomadores de decisão para saber onde estão, como se informam, ou seja, que caminhos precisam ser percorridos para que as informações cheguem a esses públicos. Para isso, os projetos foram consultar seus potenciais usuários para descobrir o que eles precisam e o querem saber para tomar suas decisões informadas. Conhecer as demandas dos usuários finais da informação e relacioná-las à produção dos conhecimentos gerados dentro dos projetos é um caminho essencial para a construção de conexões entre conhecimentos e práticas.
Por fim, o terceiro momento foi destinado à reflexão de como os pesquisadores podem abordar os usuários identificados e, especialmente, como essas pessoas podem colaborar para a construção do conhecimento gerado no SinBiose. Entre as estratégias relacionadas estão, por exemplo, as propostas de criar mecanismos para o compartilhamento de experiências, apoio na disseminação de informações e a elaboração de questões chave para a organização dos materiais de comunicação.
Os resultados da série de workshops estão sendo trabalhados internamente por cada projeto e devem ser incorporados de diferentes formas pelos projetos.