Notícias
Últimos dias para inscrições no Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica
Pesquisadores e escritores que atuam em iniciativas de divulgação científica e tecnológica têm até o dia 6 de maio para se inscreverem no na 42ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Contemplando, este ano, a categoria Pesquisador e Escritor, o Prêmio é voltado para profissionais que, em suas atividades, tenham contribuído, significativamente, para a formação de uma cultura científica e por tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas da sociedade.
Com a mudança no regulamento, publicada no início deste mês, as inscrições poderão ser enviadas, também, por e-mail. Assim, os interessados devem enviar o material por uma das seguintes modalidades:
a) correspondência registrada, pelos Correios ou qualquer outro meio postal, ao CNPq - Serviço de Prêmios - SHIS Quadra 01 Conjunto B - Bloco B, 1º Andar, Sala 101, Edifício Santos Dumont - Lago Sul - Brasília/DF, CEP 71.605-170; ou
b) digitalizadas e encaminhadas para o endereço eletrônico pjr@cnpq.br.
A premiação consiste em valor, em dinheiro, no total de R$ 20 mil e diploma, além de hospedagem e passagem aérea para o agraciado participar da 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que deve ocorrer em julho de 2022, em Brasília. Durante a programação da SBPC, o premiado com o Prêmio José Reis ministrará conferência sobre o conjunto dos seus trabalhos.
A divulgação do vencedor está prevista para 8 de junho deste ano.
Informações adicionais sobre o Prêmio e os documentos necessários à inscrição podem ser encontradas no Regulamento, no site do Prêmio.
O Prêmio
O Prêmio José Reis tem três categorias, que se alternam a cada edição. Além de Pesquisador e Escritor, o Prêmio contempla também as categorias Jornalista em Ciência e Tecnologia e Instituição ou Veículo de Comunicação. A última premiação para a categoria Pesquisador e Escritor ocorreu na 39ª edição do Prêmio, em 2019. O vencedor, Marcelo Knobel, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professor titular do Departamento de Física da Matéria Condensada, do Instituto de Física, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Antes dele, a premiada na categoria foi a pesquisadora Luisa Massarani, também bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia, sediado na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro. Ela foi a vencedora da 36ª edição do Prêmio, em 2016.