Notícias
CNPq anuncia os vencedores do X Prêmio de Fotografia - Ciência e Arte
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) anunciou os ganhadores do X Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte, edição 2020, na última quinta, 22. Os agraciados participaram de cerimônia virtual durante a 73ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O contemplado com o primeiro lugar na categoria 1, relativa a imagens feitas com câmera fotográfica, é Fernando da Silva Carvalho Filho , doutor em Zoologia e pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ele apresentou o trabalho “Onipresentes moscas”, que mostra a presença das moscas da família Sarcophagidae no ambiente urbano, demonstrando, assim, que esses insetos devem ser estudados, pois atuam como vetores de patógenos. Já na categoria 2, referente a imagens realizadas com instrumentos especiais, o premiado com o primeiro lugar foi Pedro Pereira Rizzato , professor Substituto da área de Zoologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ele apresentou o trabalho “Anatomia do crânio de ‘Amia calva’ em vista frontal”, uma tomografia digital de peixe da espécie Amia. Os premiados em primeiro lugar de cada categoria receberão, cada um, diploma e prêmio em dinheiro no valor bruto de R$ 8 mil.
Os demais agraciados na categoria 1 do X Prêmio de Fotografia – Ciência e Arte são, respectivamente, Gustavo Roque da Silva Assi , bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professor do Departamento de Engenharia Naval e Oceânica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), contemplado com o segundo lugar, e Igor Yuri Pereira Fernandes , doutorando em Ecologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), agraciado como terceiro lugar. Gustavo Roque apresentou o trabalho “A dança dos vórtices”, fotografia de longa exposição que permite a visualização da esteira de vórtices de um cilindro imerso em escoamento de água alimentado com bolhas de hidrogênio e iluminado com laser verde. Igor Yuri, por sua vez, concorreu ao prêmio com foto intitulada “Multicores no Alto da Floresta Amazônica”, que mostra três serpentes de cores diferentes, entrelaçadas em galho de árvore.
Já na categoria 2, o premiado com o segundo lugar foi Ricardo Andrade Fernandes de Mello , professor Associado de Radiologia do curso de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Ele apresentou o trabalho “Pulmões em Chamas”, imagem de tomografia computadorizada que mostra o processo inflamatório acometendo, de forma difusa, ambos os pulmões de paciente com pneumonia viral por COVID-19. A agraciada com o terceiro lugar na categoria 2 do Prêmio, Aline Nayara Poscai , doutoranda em Zoologia da Universidade estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) submeteu ao Prêmio imagem capturada com microscópio eletrônico intitulada “O tubarão dentro do útero”. O trabalho mostra o embrião de um tubarão azul, com pouco mais de quatro centímetros.
Além de diploma, os contemplados recebem, também, valores em dinheiro como premiação, totalizando R$ 30 mil em prêmios. Nesta edição, o CNPq recebeu um total de 703 propostas, 477, para a categoria 1, e 226, para a categoria 2.
Assista ao evento virtual:
Sobre o Prêmio Fotografia – Ciência & Arte
Criado em 2011, o Prêmio Fotografia - Ciência & Arte destaque-se ao conjugar ciência, fotografia e arte, reconhecendo trabalhos que associam as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre a pesquisa científica.
Destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros, o Prêmio tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de Ciência, Tecnologia e Inovação e contribuir para a divulgação e para a popularização da ciência e tecnologia.
Os trabalhos apresentados são julgados por comissão multidisciplinar, constituída por sete pesquisadores de áreas de conhecimento diversas. Os trabalhos são avaliados de acordo com os critérios de originalidade, de impacto visual, de domínio da técnica e estética, de contribuição para a popularização e divulgação científica e tecnológica e de relevância da imagem para a fundamentação do trabalho de pesquisa realizada pelo candidato.