Notícias
Livro apoiado pelo CNPq cataloga espécies de aves da caatinga
Em uma das regiões mais áridas do País, 300 km distantes da capital do Rio Grande do Norte, na Estação Ecológica do Seridó (ESEC do Seridó), centenas de espécies de aves encontram abrigo e alimentação e se reproduzem. Mais precisamente, 202 espécies já registradas. Dessas, 102 ilustram a publicação "Guia de Aves da Estação Ecológica do Seridó", coordenada pelo professor Mauro Pichorim, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ex-bolsista de Doutorado no Exterior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Resultado do Projeto "Dinâmica populacional, demografia e conservação das aves da Estação Ecológica do Seridó", o guia é o primeiro a retratar as aves da Estação, localizada no município Serra Negra do Norte, área de grande importância para o conhecimento do Bioma da Caatinga. São 74 páginas, com informações gerais sobre as 102 espécies, com fotos e descrição de alguns de seus aspectos biológicos.
O projeto foi apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico por meio da Chamada CNPq/ICMBio 13/2011 que visava ao apoio a pesquisas relacionadas ao manejo, uso e conservação da biodiversidade, e a proteção do patrimônio cultural e dos recursos naturais em Unidades de Conservação Federais e seu entorno no Bioma Caatinga. A Chamada contou com o cofinanciamento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
A publicação foi realizada por Pichorim e outros dois autores, João P. T. Damasceno e Guilherme Toledo-Lima, e tem como organizadores Ricardo D. de Araújo e Pedro V. S. Ferreira.
Além de democratizar o acesso às informações sobre as aves, o livro também tem como objetivo despertar o interesse pela observação de aves, bem como, conscientizar a população local da importância da preservação das aves e também fornecer material bibliográfico para educação ambiental e conscientização nas escolas.
"Quando alguém aprende a identificar uma ave e passa a conhecer seus nomes popular e científico, certamente se estabelece um vínculo de conhecimento que leva à procura de novas informações e à busca por outros aspectos da biologia desta mesma espécie", defendem os autores da publicação.
A lista de pássaros, presentes no bioma, inclui aves como o urubu-rei, gavião, caburé, pica-pau-branco, juriti, jibão de couro, o acauã, a araponga-do-nordeste, o galo de campina, a seriema e o arapaçu do nordeste, que não só desempenham naturalmente atividades importantes como o controle de pragas e a polinização de flores, como também fazem parte da identidade cultural e regional da população local.
O livro está disponível em mídia digital, de forma gratuita, podendo ser baixado por meio deste link .
Coordenação de Comunicação do CNPq
Divulgação/CNPq
true