Notícias
Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Síntese da Biodiversidade Amazônica realiza oficina de integração ciência-sociedade
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Síntese da Biodiversidade Amazônica (INCT-SinBiAm) realiza seu evento de abertura, denominado de 1ª Oficina de Integração Ciência-Sociedade, de 11 a 13 de dezembro de 2023, no auditório Paulo Mendes, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Campus Guamá, da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, capital paraense. O INCT SinBiAm é um dos projetos apoiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia.
O evento será realizado em conjunto com a oficina participativa do projeto Sínteses para Políticas na Amazônia (SinPAm), financiado pelo PolicyBristol, da universidade britânica de Bristol, especializado em gerir colaborações inovadoras daquela universidade, inclusive as internacionais. Além da equipe do INCT SinBiAm, participam do encontro estudantes e lideranças indígenas e quilombolas já confirmadas, além de representantes dos Ministérios dos Povos Indígenas e do Meio Ambiente, do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Embora a reunião seja destinada apenas aos convidados para o evento, ela será transmitida pelo canal do YouTube e pelo Instagram do SinBiAm.
“Acreditamos que a amplitude das discussões e a temática envolvendo conhecimento e ciência na Amazônia serão de grande interesse para uma audiência diversificada”, afirma o bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e professor do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, Leandro Juen. O INCT-SinBiAm surgiu da colaboração de pesquisa desenvolvidos pelo Synergize, financiado pelo Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (SinBiose), iniciativa apoiada pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Inspirado na estrutura do SinBiose, o SinBiAm organizou diferentes grupos de trabalho dedicados à pesquisa de síntese, com foco na biodiversidade e na integração Ciência-Sociedade, no contexto do bioma Amazônia. O INCT-SinBiAm tem como objetivos fortalecer e ampliar uma rede de colaboração focada em pesquisas de síntese sobre a biodiversidade florestal e aquática amazônica, informar as práticas e políticas públicas focadas na educação, conservação e manejo sustentável e promover a formação das futuras gerações de tomadores de decisões, educadores e cientistas atuando na Amazônia.
O evento que começa nesta segunda,11, vai tratar, no primeiro dia, de discussão sobre os investimentos em pesquisa da biodiversidade amazônica; dos resultados iniciais de síntese para políticas na Amazônia; além de promover uma oficina participativa para identificação de perguntas prioritárias para a conservação da Amazônia e uma oficina de avaliação coletiva das perguntas prioritárias para a conservação da Amazônia. No segundo dia do encontro, por sua vez, os participantes tratarão da gestão e do planejamento geral do INCT-SinBiAm. No início da reunião será apresentado o código de conduta e gestão da rede INCT-SinBiAm e, ao longo do dia, serão discutidas estratégias de solicitação de recursos para cada objetivo e o critério para a seleção de bolsistas. Também serão apresentados os coordenadores dos grupos de trabalho, com divisão desses mesmos grupos e o estabelecimento de suas respectivas metas. Ao final do encontro, os participantes repassarão o planejamento-geral dos grupos de trabalho do INCT-SinBiAM.
Confira a programação completa.