Notícias
CNPq realiza reunião para acompanhar e avaliar chamada sobre tecnologia de Smart Grids
Coordenadores dos projetos aprovados na chamada MCTI/CNPq/CT-ENERG No. 33/2013 - Tecnologias em Smart Grids estarão reunidos na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nesta terça e quarta, dias 23 e 24 de agosto, para compartilhar e avaliar os resultados das pesquisas financiadas.
Coordenado pelo CNPq, o evento contará com a presença do Coordenador-Geral de Tecnologias Setoriais da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Eduardo Soriano Lousada, e de Florian Remann, da Cooperação Internacional da Alemanha (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit - GIZ).
Além disso, participarão convidados representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE).
A chamada foi lançada em 2013 pelo CNPq e o MCTI, com objetivo de apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Smart Grids (Redes Elétricas Inteligentes - REI). O valor total aplicado nessa iniciativa foi de R$ 8 milhões oriundos do FNDCT/CTENERG.
As Redes Elétricas Inteligentes podem ser compreendidas como a rede elétrica que utiliza tecnologia digital avançada para monitorar e gerenciar o transporte de eletricidade em tempo real com fluxo de energia e de informações bidirecionais entre o sistema de fornecimento de energia e o cliente final.
O tema é abrangente e promissor em inovações e oportunidades uma vez que possibilita uma gama de novos serviços, abrindo a possibilidade de novos mercados. Desta forma, a REI se apresenta como uma das fortes tendências de modernização do sistema elétrico em vários países.
Para saber mais sobre a reunião veja aqui a programação completa.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq