Notícias
Bolsista do Projeto Meninas nas Ciências conquista bolsa Internacional
Karoline Frazão Alves, aluna da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e bolsista do projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), denominado Meninas nas Ciências, foi uma das 60 selecionadas para o programa Cargill Global Scholars. Concorrendo com mais de 800 candidatos de seis países ao redor do mundo, sendo eles: Brasil, China, Índia, Indonésia, Rússia e Estados Unidos.
O programa custeia para a contemplada bolsa de estudos, seminário nacional em São Paulo e intercâmbio a ser realizado em um dos países supracitados, cujo objetivo principal é favorecer a liderança jovem, visando melhorar o mundo e particularmente, trazer mais oportunidades acadêmicas e financeiras a jovens cientistas que apresentem grande potencial de liderança e impacto em sua comunidade. O objetivo principal é desenvolvê-los ainda mais e contribuir para que continuem impactando e ainda mais, regional e globalmente através de programas de mentoria com representantes da Cargill (nacional e internacional). Karoline está entre os dez estudantes brasileiros selecionados.
Oriunda de escola pública e de família que não teve oportunidade de ingressar na universidade, o projeto Meninas nas Ciências abriu portas para Karoline, que ministra aulas de Robótica Bilíngue no Centro de Referência a Assistência Social, com apoio da Secretaria de Assistência Social, constrói projetos de Arduino para a empresa Robocore, ministra aulas de inglês e atua no Centro Acadêmico do Curso de Graduação que pertence, seguindo os lemas do Projeto Meninas nas Ciências "Conhecimento só é conhecimento, quando é compartilhado" e "Lugar de Mulher é onde ela Quiser". "Espero me desenvolver muito pessoal e profissionalmente através das mentorias, seminários e eventos. Acredito que o programa vai me possibilitar a ter mais portas abertas e uma maior rede de networking e com isso vou chegar mais perto de realizar algumas das minhas metas e sonhos", disse Karoline.
O projeto da bolsista foi contemplado pela Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada em 2018. Esta é a segunda Chamada do CNPq no âmbito do Programa Mulher e Ciência para incentivar e apoiar a presença de meninas e jovens nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Ao todo, 76 projetos foram apoiados, com a participação de 350 escolas de Educação Básica (Ensinos Médio e Fundamental II) e representantes de todas as regiões brasileiras. O Sul e o Sudeste ainda representam as áreas geográficas com maior participação, com 26,9% e 29,4%, respectivamente. A essas regiões, se seguem a Nordeste (21,7%); a Norte (11,5%) e a Centro-Oeste (10,2%). Participam dos projetos contemplados pela Chamada 1.500 bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico (ATP-A).