Notícias
USP e CNPq assinam acordo para continuidade do compartilhamento de dados científicos
O presidente do CNPq, Evaldo Vilela (à esquerda) e o reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, na assinatura do acordo – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
A USP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinaram, no dia 16 de dezembro, um acordo de cooperação técnica com a finalidade de melhorar informações sobre o fomento executado pelo CNPq aos pesquisadores e projetos de pesquisa da USP. O documento foi assinado pelo reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, e pelo presidente do Conselho, Evaldo Vilela, no Salão de Atos, no prédio da Reitoria, em São Paulo.
O convênio prevê a continuidade do compartilhamento de dados relativos a currículos, grupos de pesquisa e instituições registrados na Plataforma Lattes; de dados relativos às concessões do CNPq registrados na Plataforma Integrada Carlos Chagas; e de softwares e algoritmos desenvolvidos para a análise dos dados compartilhados.
Além disso, a USP passa a fazer parte do Consórcio Ciência Aberta , promovido pelo CNPq, que visa à criação de repositórios abertos de pesquisa e mecanismo de governança de dados científicos para o avanço da ciência aberta no Brasil.
(Da esq. p/ dir.) A coordenadora do Egida, Fátima Nunes; o presidente do CNPq, Evaldo Vilela; o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior; e o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira – Foto: Marcos Santos/USP Imagens
“Essa ação nos permitirá ter acesso à lista de todos os projetos e bolsas financiados pelo CNPq. Com isso, poderemos desenvolver indicadores de pesquisa e de internacionalização para a Universidade, importantes para a gestão de projetos e para a tomada de decisão”, explica a coordenadora do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP, Fátima Nunes, que fará a gestão do convênio.
A importação dos dados ficará sob responsabilidade técnica da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI). “Esse acordo permite a renovação do convênio de transferência de dados da Plataforma Lattes e, ao mesmo tempo, a introdução de um novo conjunto de dados de projetos. Estamos aderindo à plataforma de dados científicos abertos do CNPq e vamos colocar nossos dados científicos – hoje temos 160 conjuntos de dados abertos também na plataforma do CNPq – e, em contrapartida o CNPq vai fornecer DOI [Identificador de Objeto Digital, em português] para todo o conjunto de dados da USP”, explica o superintendente da STI, João Eduardo Ferreira.
O DOI é um código único – formado por um padrão de letras e números – e apresentado na forma de link, que é atribuído a publicações que estejam disponíveis na internet, tornando-as permanentes.
Por: Jornal da USP