Notícias
Seminário Elaboração de Programas em C, T&I com Foco em Resultados discute experiências em avaliação
Aconteceu na última quarta, 9, o Seminário Elaboração de Programas em C, T&I Com Foco em Resultados – As experiências em avaliação, iniciativa da Diretoria de Análise de Resultados e Soluções Digitais (DASD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O evento teve como objetivo debater a importância do trabalho de monitoramento e a avaliação de programas em ciência, tecnologia e inovação e apresentar a experiência do CNPq e de outras instituições nesse sentido. Durante o Seminário, foram realizadas sete mesas temáticas, com apresentações de servidores do CNPq e de representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Geraldo Sorte (à esquerda), diretor substituto da DASD, abriu o seminário no auditório do CNPq, em Brasília. Foto: Marcelo Gondim (CNPq)
De acordo com o Diretor Substituto de Análise de Resultados e Soluções Digitais do CNPq e Coordenador-Geral de Tecnologia da Informação, Geraldo Sorte , na abertura do Seminário , a relevância do evento se justifica, em primeiro lugar, porque o CNPq vem sendo cobrado por foco em resultados, conforme já apontado pelo marco legal da Ciência e Tecnologia. “Esse Seminário é algo que visa trazer todo o CNPq para essa discussão e mostrar um pouco do ponto em que a gente está, até onde a gente evoluiu e também buscar a contribuição de outras instituições que já trabalharam e pensaram esse acompanhamento e a elaboração de programas focando em resultados”, afirmou Sorte.
Na oportunidade, Sorte apresentou as atribuições da DASD, entre elas prover, avaliar e evoluir os serviços digitais oferecidos pelo CNPq para a sociedade e a comunidade científica, e da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação (CGETI) do CNPq. Ao tratar dos projetos em que envolvem esse setor, Sorte afirmou que a CGETI tem desenvolvido, de forma intensa, ações de transparência ativa. Na prática, o trabalho se traduz na confecção de, painéis estatísticos, com possibilidade de download dos dados. “O nosso objetivo é sempre reduzir a demanda por geração de informações pela TI, provendo ferramentas para que o próprio usuário possa extrair essas informações”, esclarece Sorte. Além de painéis de bolsas e projetos vigentes, que permite a análise de o que foi aplicado em fomento pelo CNPq de 2005 a 2023, a CGETI tem desenvolvido painéis do diretório de grupos de pesquisa. A aplicação dos painéis encontra-se uma parte em desenvolvimento, a outra em fase de homologação. Ademais, há o projeto da nova plataforma Lattes. Em abril deste ano, a plataforma chegou à marca de cerca de 8 milhões de currículos, um número que cresce a cada dia. Sorte diz que a estimativa do percentual de crescimento da plataforma Lattes começa a se estabilizar em torno de 6% ao ano.
Além da abertura com o Diretor Substituto da DASD, Geraldo Sorte, a primeira parte do Seminário também teve exposição sobre a experiência da ABDI para a transformação digital, abordando a cultura digital, qualidade de dados e cultura de avaliação, apresentada pela Gerente de Gestão Estratégica dessa instituição, Roberta Rodrigues Nunes, e palestra sobre o processo de acompanhamento e avaliação do Programa Ecológico de Longa Duração (PELD), com Fabíola Siqueira (COEBI/CGCAM/DCTI/CNPq). A segunda parte do Seminário começou com vídeo com palestra da Dra. Graziela Ferrero Zucoloto , do Ipea, que apresentou o trabalho realizado com servidores do CNPq em oficinas de capacitação em avaliação sobre programas do CNPq. Entre as exposições realizadas nessa segunda fase do Seminário, estão as que trataram do Programa SinBiose – Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, com Marisa de Araújo Mamede (CGCIN/DCOI), e do Programa Proantar – Programa Antártico Brasileiro, com Thiago Carlos Cagliari (CGCAM/DCTI/CNPq). Fechando o evento, Danilo Barros Nacif Junior (COENG/CGETE/DCTI/CNPq) apresentou a experiência de avaliação no Ciclo de Gestão do DEMUCTI, realizada no âmbito da Chamada CNPq/SESCOOP – C,T&I em Cooperativismo nº 07/2018.
Assista à gravação do seminário no canal do CNPq no Youtube:
Programação da manhã
Programação da tarde