Notícias
Seminário discute os futuro da manufatura avançada no Brasil
Realizado na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq), em Brasília, o seminário "Perspectivas de especialistas brasileiros sobre oportunidades e desafios para a manufatura avançada no Brasil" é uma parceria entre o Governo Federal e o Fórum Econômico Mundial.
Durante o encontro, foi apresentando o resultado de consultas públicas realizadas com mais de 300 especialistas brasileiros do setor privado, institutos de pesquisa e governo, que discutiram como a manufatura avançada - também chamada de indústria 4.0 - pode contribuir para o desenvolvimento do setor produtivo brasileiro.
Na abertura do evento, O presidente do CNPq, Mario Neto Borges, falou sobre a importância da discussão para o avanço do setor. "È uma oportunidade ímpar de um tópico bastante importante no mundo de hoje".
"O Brasil precisa avançar nessa possibilidade de entrar definitivamente na fase do desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação como sendo o principal vetor de desenvolvimento sustentável de longo prazo para o país", finalizou.
Segundo Marcos Vinicius de Souza, Secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, o tema ganhou volume não só no mundo, mas no Brasil também. "Foi preciso pesquisar no mundo inteiro com altíssimo nível de detalhe os que os países estavam fazendo lá fora, principalmente os Estados Unidos e a Alemanha, para entender o conceito e alinhar-se à competição".
"A grande diferença está no como, ou seja, cada país está fazendo do seu jeito as políticas de manufatura avançada. Nós tomamos a decisão que no Brasil também deveríamos fazer do nosso jeito", disse.
Também participou da abertura o Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Álvaro Prata, representando o ministro Gilberto Kassab. Membro do Comitê Executivo do Fórum Econômico Mundial, Dra Helena Leurent, apresentou um panorama mundial sobre Manufatura Avançada.
O consultor do MDIC/MCTIC/ITA/e SENAI-SC, Jefferson Gomes apresentou o resultados de dos workshops sobre manufatura avançada no Brasil. Para acessar o relatório completo apresentado pelo consultor acesse: http://www.slideshare.net/mdicgovbr/perspectivas-de-especialistas-sobre-a-manufatura-avanada-no-brasil-2016
Foram realizados 7 workshops (Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Florianópolis e Belo Horizonte), envolvendo cerca de 350 especialista de todo país, com setor privado e público. Nesses eventos foram debatidos e sugeridas propostas em temas fundamentais para o avanço da manufatura avançada no Brasil: Regulação, Infraestrutura, Cadeias Produtivas, Recursos Humanos e Tecnologia.
Manufatura avançada
Conhecida também como Indústria 4.0, a indústria do Futuro e Fabrica Inteligente, a Manufatura avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e Inovação dos meios de produção. Considerada a quarta revolução industrial (antecipada pela mecânica, elétrica e digital), o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.
Considerando que essa nova revolução industrial está alterando a competição empresarial global através de sistemas avançados de manufatura, o País e as empresas brasileiras necessitam se adaptar a essa revolução já em curso. Tais transformações configuram o espaço natural para uma política de inovação e de competitividade.
Assim, em 2015, a Secretaria de Inovação de Novos Negócios/MDIC e o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação criaram uma força-tarefa com a participação de diversas instituições com objetivo de elaborar a Estratégia Nacional para Manufatura Avançada.
Galeria de Fotos: https://goo.gl/MlERnY
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Marcelo Gondim