Notícias
Prorrogada a submissão de propostas para Chamada de apoio a projetos institucionais por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que foi prorrogada a submissão de propostas da nova chamada para apoio a Projetos Institucionais para Pesquisa na Pós-Graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) e nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), por meio da concessão de bolsas de mestrado e doutorado do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Graduação (PIBPG) – Ciclo 2024. A submissão poderá ser feita até a próxima quarta-feira, dia 20 de dezembro.
Informamos, ainda, que, devido a mudanças físicas do Data Center e manutenção programada do ambiente de Tecnologia da Informação, os sistemas ficarão temporariamente indisponíveis. O período de indisponibilidade terá início às 00h01 do sábado, 16/12, com previsão de retorno pleno no domingo, 17/12. A indisponibilidade abrangerá todos os sistemas, incluindo Plataforma Lattes (e currículos), Plataforma Integrada Carlos Chagas, Diretório de Pesquisas, Diretório de Instituições e algumas páginas do Portal CNPq. Também ficará inoperante o sistema de telefonia apenas da Central de Atendimento a partir de sexta-feira, dia 15/12, às 18h00. O funcionamento normal será reestabelecido na segunda-feira, dia 18/12, a partir das 7h00.
Sobre a chamada
As bolsas de Mestrado e Doutorado são concedidas pelo CNPq a Instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Pesquisa (IPs) por meio dos seus respectivos Pró-Reitores(as) de Pesquisa e Pós-Graduação das IES ou ICTs ou seu(sua) Representante Institucional, cabendo a esses identificar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) que receberão as bolsas, preferencialmente promovendo a interdisciplinaridade entre os PPGs.
Quando as bolsas poderão ser implementadas?
Até o final desta semana o CNPq irá disponibilizar o formulário de propostas para a Chamada, que devem ser enviadas exclusivamente via Plataforma Integrada Carlos Chagas.
A submissão se encerrará em 20/dezembro/2023 e as bolsas poderão ser implementadas a partir de março/2024.
Quem pode enviar proposta?
As propostas devem ser apresentadas pelos/as Pró-Reitores(as) de Pesquisa e Pós-Graduação das IES ou ICTs ou seu(sua) Representante Institucional. A concessão de bolsas de mestrado e doutorado será feita diretamente à Instituição, cabendo a ela identificar os Programas de Pós-Graduação (PPGs) que receberão as bolsas, preferencialmente promovendo a interdisciplinaridade entre os PPGs.
Importante destacar que a IES/ICT que pretenda concorrer às duas modalidades de bolsa (mestrado e doutorado) deverá submeter uma única proposta a esta Chamada Pública.
Quais documentos devo anexar no formulário de propostas?
1. Anexo I: Projeto Institucional para Pesquisa na Pós-Graduação.
Deverá ser anexado projeto, conforme modelo em formato .xls, limitando-se a 2 MB.
2. Anexo II: Documentação do proponente.
Deverá ser anexado documento comprobatório do exercício do cargo/função: proposta apresentada pelo(a) Pró-Reitor(a) de Pesquisa e/ou Pós-Graduação ou cargo equivalente.
Caso o(a) proponente não seja o(a) Pró-Reitor(a) de Pesquisa e/ou Pós-Graduação ou cargo equivalente da IES/ICT, deverá ser indicado(a) Representante Institucional, anexando Ofício conforme modelo.
Quantas bolsas posso solicitar?
Cada IES/ICT poderá solicitar, no máximo, o quantitativo de bolsas de mestrado e/ou de doutorado equivalente a 50% do respectivo número total de cursos de mestrado e/ou de doutorado acadêmicos reconhecidos pelo Ministério da Educação de cada um desses níveis na IES/ICT, conforme dados disponíveis na Plataforma Sucupira.
Por exemplo, uma IES/ICT com 15 cursos de mestrado acadêmico e 20 cursos de doutorado acadêmico poderá solicitar até 8 bolsas de mestrado (15 cursos x 50% = 7,5 ≈ 8 bolsas) e até 10 bolsas de doutorado (20 cursos x 50% = 10 bolsas).
Clique aqui e veja o quantitativo máximo de bolsas de cada modalidade que sua Instituição poderá solicitar.
Para a nova Chamada está previsto o investimento global de R$ 290 milhões para a concessão de mais de 4 mil bolsas de mestrado e doutorado nas IES e nas ICTs, sendo 1 mil novas bolsas.