Notícias
Nota sobre o Centro de Memória do CNPq
Visando otimizar e aprimorar a gestão organizacional do CNPq, a atual Gestão tem feito mudanças na estrutura institucional a partir da atualização do seu Regimento Interno - Portaria nº 951, de 23 de fevereiro de 2017.
Neste sentido, o Centro de Memória ganhou novo espaço, com anuência do setor responsável, o Serviço de Gestão de Documentos. As alterações trazem mais organicidade ao tratamento dos documentos na integração do arquivo histórico e do arquivo de guarda permanente da Instituição. Também resultam em melhor organização das equipes, das atividades de levantamento histórico e dos arquivos.
O novo layout permite abrigar a oportuna chegada do Escritório Regional da FINEP nas instalações físicas do CNPq. Trata-se de uma decisão estratégica de aproximação das duas agências, essencial à integração das políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação.
Essa mudança não gerou a extinção do Centro de Memória, dos serviços nele executados e nem de suas equipes.
O Centro de Memória continua atuando com equipe própria que conduz projetos tais como: histórico e constituição dos Comitês Assessores; levantamento das atividades do Conselho Deliberativo do CNPq; levantamento da história parlamentar da criação do CNPq (com menções desde 1938) e das Comissões Parlamentares do segmento de CT&I.; Além disso estão ativos os intercâmbios com instituições afins como o MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins) e o IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia).
Sabedora que o CNPq possui um rico acervo histórico bibliográfico, esta Gestão atua de forma responsável, zelando para garantir a preservação da memória Institucional e da Ciência Brasileira.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
true