Notícias
Mais Ciência na Escola: chamada para laboratórios maker na educação pública divulga resultado preliminar
Criança sorridente em laboratório, usando óculos de proteção, segurando becker. - Foto: Imagem do Freepik
O CNPq divulga o resultado preliminar da chamada pública do Programa Mais Ciência na Escola, que aplicará aproximadamente R$ 100 milhões na criação de 1.000 laboratórios maker – espaços de prototipagem e inovação, onde jovens podem dar vida às suas ideias e projetos – em escolas públicas de todo país, priorizando os anos finais do ensino fundamental situadas em áreas de alta vulnerabilidade social.
A seleção preliminar aprovou 27 propostas, uma para cada um dos 26 Estados e mais o Distrito Federal, apresentadas por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) para constituição de redes estaduais e planos de atividades que promovam o letramento digital e a educação científica e tecnológica com 10.000 bolsas para estudantes e 1.000 bolsas para professores da educação básica.
O Programa é uma iniciativa conjunta entre os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), instituída pelo Decreto nº 12.049, de 11 de junho de 2024.
A Chamada Pública, com execução do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) busca disseminar o conhecimento científico e a educação digital nas escolas públicas, promovendo um futuro digital, científico, inclusivo e inovador em diálogo com o Programa Escola em Tempo Integral. Os recursos da Chamada têm origem no Programa Conecta e Capacita Brasil, uma das 10 linhas de investimento definidas pelo Conselho do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) em 2023, no âmbito da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI e contribui para a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
Consulte o resultado preliminar aqui.