Notícias
Ex-Bolsista do Programa CNPq-TWAS é premiado pela revista Plants
O paquistanês Arshad Jalal , sob orientação do Professor Marcelo Carvalho Minhoto Teixeira Filho (UNESP), foi o vencedor do Prêmio de Melhor Tese de Doutorado Plants 2022, promovido pela revista Plants , publicação internacional de acesso aberto que fornece fórum avançado para descobertas de pesquisas em áreas relacionadas à função da planta, sua fisiologia, biologia, taxonomia, estresses e suas interações com outros organismos. O prêmio é direcionado a estudantes de doutorado ou a recém-formados que tenham produzido um trabalho com grande potencial acadêmico. A tese de Jalal, Agronomic Biofortification of Grain Crops with Zinc in Association with Plant Growth-Promoting Bacteria, foi defendida na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e, nessa instituição, foi considerada a melhor tese do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Campus de Ilha Solteira. Jalal recebeu a bolsa de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), concedida no âmbito de Chamada conjunta deste Conselho com a Academia Mundial de Ciências (TWAS ).O pesquisador agora seguirá sua carreira na Arábia Saudita, uma vez que foi selecionado em um concorrido processo seletivo internacional para a vaga de investigador acadêmico em universidade daquele país.
A TWAS é uma organização fundada em 1983 pelo vencedor do Nobel de Física, o paquistanês Abdus Salam, e tem sede em Trieste, na Itália. O objetivo da TWAS é o de fomentar a pesquisa científica nos países em desenvolvimento. O Programa CNPq-TWAS visa promover a capacitação e excelência para o desenvolvimento sustentável nos países do hemisfério Sul, por meio de Chamadas públicas e a concessão de bolsas anuais nas modalidades de Doutorado Pleno e de Pós-Doutorado no Brasil, para estudantes estrangeiros de países filiados à TWAS. Ao longo de quase duas décadas de existência, o Programa já beneficiou 368 bolsistas, provenientes de 32 países. O continente que concentra a maior participação de candidatos é o asiático, sobretudo devido à presença constante de candidatos oriundos do Paquistão. Há também um significativo número de postulantes provenientes da África e da América Latina.
A avaliação do programa CNPq-TWAS, realizada por este Conselho em 2019, indicou que os objetivos propostos são cumpridos, uma vez que as pesquisas desenvolvidas tratam de questões que trazem soluções para problemas regionais e inter-regionais dos países atendidos. Esse fato também favorece a permanência dos bolsistas em seus países de origem e contribui para o avanço científico e tecnológico dos países participantes. Está prevista a abertura de uma Nova Chamada pública CNPq-TWAS ainda em 2023.