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Educação e arte para estimular o protagonismo de crianças imigrantes e refugiadas
Metade dos 60 mil refugiados no Brasil são crianças e adolescentes com idade entre cinco e 14 anos, segundo o último relatório do Observatório das Migrações Internacionais, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgado em 2022.
A matrícula dessas crianças nas escolas públicas brasileiras é garantida por uma resolução da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, mas ainda falta uma política estatal para assegurar a esses alunos o direito efetivo à educação. É o que afirma a professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB) Luciana Hartmann, coordenadora de um projeto que propõe a integração de crianças imigrantes e refugiadas nas escolas brasileiras por meio de atividades lúdicas e artísticas.
A proposta é que as crianças sejam tratadas como protagonistas no processo de inserção social e sejam incluídas também na elaboração de políticas públicas relacionadas ao tema. Conheça o projeto no terceiro episódio da série “Migração internacional” do podcast Humanamente:
O projeto Infâncias protagonistas: uma proposta colaborativa de criação de políticas públicas para a integração de crianças imigrantes e refugiadas em escolas brasileiras, foi contemplado na Chamada nº 40/2022 do Edital Pró-Humanidades do CNPq.
Coordenadora: Luciana Hartmann (UnB)
Ficha técnica
Produção e apresentação: Alessandra Ribeiro
Sonorização: Gilberto Vianna
Edição executiva: Washington Castilhos
Edição geral: Luisa Massarani
Matéria produzida pela equipe do Portal Humanamente, site de divulgação científica em Humanidades que visa dar visibilidade à pesquisa e à atuação dos distintos grupos de pesquisa deste campo no Brasil. Nesta plataforma digital, publicamos podcasts, vídeos, notícias e webstories. Sem excluir outros estudos, buscamos dar visibilidade aos projetos contemplados no Edital Pro-Humanidades do CNPq (edital 040/2022), no qual este projeto também se insere.