Notícias
CNPq visita laboratórios da Fiocruz equipados com suporte da Fiotec
Equipe do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) esteve em laboratórios da Fiocruz, no final de abril, para visita de verificação do uso dos bens importados a partir da Lei 8010/1990 que prevê isenção de impostos para a importação de bens, matérias-primas e produtos intermediários destinados a pesquisas científica tecnológica e inovação. A visita é parte da atuação do CNPq no apoio à importação oferecido a pesquisadores e instituições.
Ao lado de José Iran e Valeska Medeiros (à direita da foto), Elisângela Bevitori, coordenadora de Compras Internacionais da Fiotec, visitou laboratórios em Bio-Manguinhos e no Instituto Oswaldo Cruz (IOC).
Um dos serviços oferecidos pelo CNPq nesse sentido é o gerenciamento da quota de importação para usufruir do benefício fiscal. Essa quota é definida anualmente pelo Governo Federal e pode ser utilizada por pessoas físicas e jurídicas credenciadas pelo CNPq. Além do credenciamento, o CNPq avalia o pedido de importação e a correta destinação, como previsto na lei, e distribui aos importadores a quota, conforme os critérios anuais específicos.
Os laboratórios visitados pela equipe do CNPq – o Laboratório de Tecnologia Diagnóstica (Lated) de Bio-Manguinhos, e no Laboratório Bioquímico de Proteínas, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) - foram beneficiados por equipamentos importantes por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec), da Fiocruz. Os representantes do CNPq, a chefe do Serviço de Importação, Valeska Medeiros, e o servidor José Iran Souza, verificaram se os espaços visitados eram os mesmos informados na Declaração de Importação (DI), e se os equipamentos dos laboratórios estavam sendo usados de acordo com a finalidade informada em suas Licenças de Importação (LI). Cada máquina teve seu número de série e fabricante checados.
A coordenadora de Compras Internacionais da Fiotec, Elisângela Bevitori, acompanhou a visita e contou que a Fiotec foi a responsável pela aquisição dos equipamentos para ambos os laboratórios, utilizando a expertise da instituição na importação de bens e insumos para pesquisa.
Valeska e Iran conheceram, ainda, a sede da Fiotec e parte de sua equipe de Compras Internacionais. O setor cresceu e se viu diante de novos desafios desde o início da pandemia de Covid-19, com o aumento considerável no volume de importações feito pela instituição.
Clique aqui e saiba mais sobre o Serviço de Importação do CNPq.
Fonte: Gustavo Amaral - Fiotec/Fiocruz