Notícias
CNPq recebe alunos dos projetos da 4ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu nesta terça-feira (12) em sua sede, os projetos que são resultados da 4ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências. Os projetos foram desenvolvidos por estudantes da educação básica, sob orientação de professores que foram apresentados em Feiras e Mostras científicas fomentadas por editais do CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
Durante o evento no CNPq, que contou com a presença do diretor científico do CNPq, Olival Freire, da diretora de avaliação de resultados e soluções digitais do CNPq, Débora Menezes, do professor Ivo Leite Filho, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, integrante da coordenação da Mostra e do Chefe do Departamento de Ciências Animais do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal Rural e um dos coordenadores da Mostra, Felipe Ribeiro.
Diretor do CNPq, Olival Freire Junior, fala para os alunos.
No evento, estudantes de 10 dos 32 projetos falaram sobre o trabalho e a experiência realizada em suas escolas. Os demais projetos foram apresentados em postêres expostos no prédio do CNPq. Experimentos nas áreas de química, engenharia, literatura, biologia, entra outras áreas envolveram alunos das mais diversas regiões do país, muitos bolsistas de iniciação científica do CNPq. Durante os depoimentos, eles reforçaram a importância da oportunidade que, muitas vezes, representou uma transformação na vida e nas perspectivas de futuro.
É o caso da aluna Jussara Bessa, que apresentou o projeto “Protótipo de óculos especiais para deficientes visuais”, uma ideia que ela levou do ensino fundamental aos professores do Instituto Federal do Ceará, onde estuda atualmente, no Campus Limoeiro do Norte. Jussara, até a oportunidade de ir à Brasília, nunca havia saído do seu estado, é a primeira pessoa da família a ter essa oportunidade e hoje projeta fazer curso de engenharia ambiental na universidade. E, também, o exemplo de Marcus Riel que, apesar da pouca idade – apenas oito anos, apresentou o projeto desenvolvido em sua escola em Macapá (AP) de construção de jogos pedagógicos para disseminação de saberes.
O diretor científico do CNPq, Olival Freire falou para os estudantes que “o papel da Feira de Ciência é mostrar que aventura da civilização ao lado de coisas importantes como atividades econômicas, atividades artísticas, literatura que atividade científica é acessível a todo e qualquer cidadão e cidadã”, disse. A diretora Débora Menezes exaltou o trabalho de pesquisador e pesquisadora. "Não tem nenhuma profissão melhor que ser cientista", afirmou. E sorteou dois livros de sua autoria que conta os bastidores da vida de uma pesquisadora, mostrando a vida comum dos profissionais fora do universo da ciência.
Marcus Riel, ao centro, foi o aluno mais novo a apresentar o projeto no auditório do CNPq.
“Acreditar em jovens, acreditar em professores é o primeiro passo para acreditarmos no país que nós queremos”, disse o professor Ivo Leite Filho, que pontuou que os estudantes da mostra tiveram o privilégio de conhecer a casa do pesquisador brasileiro, o CNPq que é uma das poucas no mundo que consegue pensar em bolsas de iniciação científica para graduação, uma das únicas que pensa no IC Jr, modalidade voltada para alunos do ensino médio. “Isso é um privilégio que a gente precisa aprender a defender na escola e na nossa fala”, concluiu o professor.
Na solenidade de abertura da 4ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que aconteceu no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a ministra Luciana Santos anunciou que o MCTI vai investir R$ 57 milhões em ações de popularização da ciência neste ano de 2023, o maior orçamento para essa área em todos os tempos.
Assista às apresentações que aconteceram no CNPq:
Projetos apresentados no CNPq
Projeto: Multiplicando Saberes e Conhecimentos
Autores: Arthur Martins de Albuquerque, Giovanna Sarges Gonçalves dos Santos, Maciel de Sousa Mendes (orientador), Janderson Oliveira dos Santos (coorientador)
Escola: Esc Mul Prof Elita Nunes Melo
Estado: Amapá
Projeto: Produção de biofilmes comestíveis a partir do extrato da casca do Rambutan (Nephelium lappaceum) e sua utilização na conservação de frutas.
Autores: Eduarda Mainah Alves de Oliveira, Ester da Conceição de Brito, Vinicius de Jesus da Silva, Alexandra de Souza Carvalho (orientador)
Escola: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu
Estado: Bahia
Projeto: Produção de uma pomada para o tratamento de ferimentos cutâneos.
Autores: Isis Beatriz Souza Pereira, Márcio Victor Soares Souza, Saulo Capim(orientador) Escola: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Catu
Estado: Bahia
Projeto: Utilização de Aloe vera (babosa) para o tratamento de feridas agudas e crônicas Autores: Pedro Vinicíus Rodrigues Monteiro, Ronildson Lima Luz (orientador)
Escola: IEMA Unidade Plena de São Vicente Férrer
Estado: Maranhão
Projeto: Transponder para embarcações: Um estudo social de prevenção a acidentes na região de Barcarena/PA 4ª Fase Startup
Autores: Daniel Gonçalves da Silva, Gilberto Luis Sousa da Silva (orientador)
Escola: Eeefm Sao Francisco Xavier
Estado: Pará
Projeto: ELEMENTRIA material didático inclusivo para a aprendizagem da tabela periódica Autores: Giovana Helena Turmina, Kauane Rabello, Luan Enrico Santana Peça, Amanda Pugsley Nacarato (orientador), Alexandre Bueno (coorientador)
Escola: Colegio Sesi Cic Ensino Fundamental E Medio
Estado: Paraná
Projeto: Escritores pretos silenciados na educação básica: racismo, resistência e mobilidade social
Autores: Isadora Mota Costa, Natália Fraga de Oliveira (orientador)
Escola: Ee Floriano Witt
Estado: Minas Gerais
Projeto: Desenvolvimento de Válvula Exalatória Alternativa por Prototipagem Rápida Autores: Sofia Nascimento Mazin Santos, Sandro Heleno Auler (orientador)
Escola: Fundação Escola Tecnica Liberato Salzano Vieira Da Cunha
Estado: Rio Grande do Sul
Projeto: Uso do jogo Minecraft como ferramenta pedagógica no ensino de geomorfologia Autores: Wlisses Barros Silva, Paulo henrique Carvalho do Nascimento, Flávia Jussara de Santana Menezes (orientador), Marcos Antonio Pinto Ribeiro (coorientador)
Escola: ETE Professora Maria Wilza Barros de Miranda
Estado: Pernambuco
Sobre a mostra
A Mostra Nacional de Feiras de Ciências foi criada em 2019 com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A Mostra reúne projetos que foram desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI. A 1ª edição (2019) aconteceu em Campo Grande-MS com apresentação de 50 projetos. A 2ª edição (2021) aconteceu em formato virtual com a apresentação de 57 projetos. A 3ª edição aconteceu em Brasília, na sede do CNPq de 21 a 26/11/2022, em Brasília - DF, onde foram apresentados 38 projetos, de 16 estados brasileiros, indicados por 26 feiras de ciências de todo o país.