Notícias
CNPq promove workshop do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas
Os resultados de mais de 40 projetos de pesquisa apoiados no âmbito do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas - PROARQUIPELAGO/PROTRINDADE pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) serão apresentados na próxima semana, em workshop que reunirá os coordenadores científicos e o comitê avaliador das pesquisas.
Entre os dias 29 de maio e 1º de junho, acontecerá o 5º Workshop de Acompanhamento e Avaliação do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas ¿ PROARQUIPELAGO/PROTRINDADE, no Base Concept Hotel, em Brasília, quando 40 coordenadores das propostas apoiadas pelo CNPq nos últimos anos apresentarão os resultados preliminares ou finais dos 46 projetos aprovados nas Chamadas 39/2012 (30 projetos), 62/2013 (6 projetos) e 15/2015 (10 projetos).
A abertura do evento será às 17h do dia 29 e toda a programação do workshop pode ser conferida aqui.
Caberá ao Comitê Avaliador, escolhido em meio a renomados pesquisadores da área oceanográfica, a tarefa de avaliar o estado da arte da pesquisa brasileira nas ilhas oceânicas, bem como, em conjunto com os pesquisadores e os diversos apoiadores do Programa, traçar os próximos rumos da ação.
Executado pelo CNPq, o Programa conta com o apoio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), das Relações Exteriores (MRE), de Minas e Energias (MME) e do Meio Ambiente (MMA); além da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SeCIRM), da Marinha do Brasil; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA); e da Petrobras.
O Programa
O nascimento do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo (PROARQUIPELAGO) remonta ao ano de 1996, quando foi criado um Grupo de Trabalho no âmbito da SeCIRM com o fim de traçar estratégias de ocupação, de exploração dos recursos vivos e não-vivos e de desenvolvimento de pesquisas científicas na região do arquipélago e adjacências (450.000 km2 de Zona Econômica Exclusiva).
Em 1998, houve a construção e fundação da primeira Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo (ECASPSP), o que possibilitou a efetiva ocupação das ilhas e o pontapé inicial nas pesquisas científicas nas mais variadas áreas do conhecimento (Oceanografia, Geologia, Biologia, Química, Física, Meteorologia, Engenharia de Pesca, História, Arqueologia, Arquitetura e outros).
A internalização do programa, na estrutura do CNPq, ocorreu no ano de 2004, momento em que a fundação pública federal apoiou a realização do 2º. Workshop e deu suporte financeiro, na forma de capital, custeio e bolsas, aos projetos que estavam em execução nas ilhas à época. Verificado o sucesso que o financiamento promoveu, o CNPq continuou a apoiar o programa estatal por meio do lançamento das seguintes chamadas públicas: 56/2005, 26/2009, 39/2012, 62/2013 e 15/2015.
Hoje, após 13 anos de efetivo fomento do CNPq, pode-se dizer que o investimento em pesquisa científica rendeu a publicação de inúmeros artigos, livros, capítulos, documentários e outros, além do avanço na fronteira científica do estudo das ilhas oceânicas brasileiras.
SERVIÇO
5º Workshop de Acompanhamento e Avaliação do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas - PROARQUIPELAGO/PROTRINDADE
Data: de 29/06 a 1/07
Horário: Abertura: 29/06 às 17h.
Local: Base Concept Hotel - Aeroporto Internacional de Brasília, ST de Concessionárias, Lote 02, Lago Sul, Brasília-DF