Notícias
CNPq prestigia fórum de secretários estaduais de C&T na Embaixada da Itália
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) esteve presente na abertura do Fórum Nacional do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação – CONSECTI, realizado no último dia 13, na Embaixada da Itália no Brasil, em Brasília. No evento, que contou com a presença de representantes dos 27 estados do Brasil, participaram, também, a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e o Presidente do CNPq, Ricardo Galvão, acompanhado do Coordenador Geral de Cooperação Internacional, Lelio Fellows, além de outros representantes das esferas estaduais e federais.
O presidente do CNPq fala durante a abertura do evento.
Na ocasião, o Prof. Ricardo Galvão e Lelio Fellows estiveram reunidos com a Presidente do Conselho Nacional de Pesquisas da Itália - CNR, Profa. Maria Chiara Carrozza, primeira mulher à frente desta instituição. O encontro teve como objetivo, além de estreitar a colaboração bilateral Brasil-Itália e intensificar os laços existentes de longa data, dar andamento ao Memorando de Entendimento entre as duas partes, que já se encontra em negociação. O CNR apontou a importância de preservar o meio ambiente e diminuir cada vez mais o impacto ambiental no fortalecimento dos sistemas de produção, indo de encontro às preocupações do governo brasileiro.
O objetivo do Memorando de Entendimento que está em negociação é o de estabelecer uma estrutura para o desenvolvimento de programas e projetos de colaboração de interesses mútuos, de modo a fortalecer ainda mais a cooperação em pesquisa científica e desenvolvimento entre a Itália e o Brasil. As Partes pretendem promover a colaboração científica em projetos de interesse mútuo entre pesquisadores italianos e brasileiros com base em contribuições e benefícios mútuos e eqüitativos.