Notícias
CNPq lamenta morte da Profª Magda Soares
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta profundamente o falecimento da Profª Magda Becker Soares ocorrido nesse domingo, 1º de janeiro.
Um dos nomes mais importantes da área da alfabetização no Brasil, com reconhecimento internacional, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na Faculdade de Educação (FaE), da qual foi uma das criadoras, a professora Magda deixa um inestimável legado para a ciência brasileira.
Sua importância foi reconhecida pela CNPq em 2015, ao agraciá-la com o prêmio de maior prestígio da instituição, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto. Além disso, Magda contribuiu significativamente para o CNPq atuando em comitê assessor na sua área de conhecimento.
Profº Magda Soares recebendo o Prêmio Almirante Álvaro Alberto do CNPq, em 2015. Foto: ACS/CNPq
Trajetória
Graduada em Letras Neolatinas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1953) e doutorado em Didática pela Universidade Federal de Minas Gerais (1962), Magda foi membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, consultora da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e conselheira da Communitee Economique Europeen.
Sua atuação na pesquisa em educação teve ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizacao, letramento, escrita, ensino, leitura e formação de professores. É autora de diversos livros, e especialmente conhecida por seus livros didáticos de Língua portuguesa usados dos anos 1970 a 1990. Ela venceu o Prêmio Jabuti de 2017, na categoria educação e pedagogia com o livro “Alfabetização: a questão dos métodos” (Editora Contexto).
Durante sua carreira recebeu prêmios como: Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Cavaleiro, Presidência da República (1972), Medalha de Honra da Inconfidência, Governo do Estado de Minas Gerais (1977), Honra ao Mérito da Associação de Professores Públicos de Minas Gerais, Associação de Professores Públicos de Minas Gerais (1981), Medalha do Mérito na Assistência ao Estudante, Ministério da Educação e Cultura (1985), Prêmio Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa, Universidade Federal de Minas Gerais (1989), Título de Professora Emérita, Faculdade de Educação da UFMG (1998), Ordem Nacional do Mérito Educativo, grau de Comendador, Presidência da República (2000), Medalha Santos Dumont, Grau Ouro, Governo do Estado de Minas Gerais (2005) e Medalha Reitor Mendes Pimentel, UFMG (2007).