Notícias
CNPq lamenta falecimento do Prof. Jorge Luiz Gross
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, lamentou o falecimento do Prof. Jorge Luiz Gross, ocorrido na última segunda-feira, 15. Gross, vítima de um acidente automobilístico, havia recebido, no dia 9 de maio, o título de Pesquisador Emérito do CNPq, pela excelência da sua produção científica.
Jorge Luiz Gross era um médico clínico dedicado ao tratamento de pacientes com diabetes, doenças endócrinas e com problemas em medicina interna. Além disso, era professor Titular do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRGS, em 1970, realizou doutorado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo em 1975 e pós-doutorado em Diabetes e Metabolismo no Guy's Hospital Medical School, Londres, Reino Unido, em 1984.
Suas principais áreas de pesquisa incluíam as complicações crônicas do diabetes e análise das estratégias de tratamento. Contribuiu para a formação de 43 doutores e foi autor e co-autor de mais de 400 artigos publicados em revistas internacionais com elevado índice de impacto. Foi, também, Presidente da Sociedade de Diabetes, e era membro da Academia Brasileira de Ciências e Fellow do American College of Physicians.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq