Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Parceria
CNPq, Fapes e IQC firmam parceria para tratamento e disponibilização de dados de C&T - Foto: MArcelo Gondim / CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) assinou com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e o Instituto Questão de Ciência (IQC) uma parceria para melhorar a governança de dados e políticas para gestão transparente de informações sobre pesquisas.
O acordo prevê a realização de um projeto piloto que tem o objetivo de implementar uma plataforma digital que compile dados do fomento à pesquisa, com o objetivo de disponibilizá-los, principalmente, para gestores públicos.
"Nos últimos anos, o CNPq tem envidado esforços para disponibilizar, na forma de paineis, todos os dados possíveis relacionados ao fomento científico brasileiro. Mas isso fica restrito aos dados das plataformas Lattes, Carlos Chagas e alguma integração com a Sucupira. Um piloto com uma FAP é importante para aumentar essa visibilidade e, ao longo dos anos, integrar todos os esforços, de todas as FAPs, para obtermos um quadro completo do financiamento da pesquisa brasileira", explica a a diretora de Análise de Resultados e Soluções Digitais do CNPq, Débora Menezes.
“O objetivo principal é iniciar um painel com indicadores do investimento em bolsas de ciência e tecnologia, tanto da parte do CNPq quanto da parte da Fapes”, disse o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.
De acordo com o coordenador-geral de Apoio e de Análise dos Resultados do Fomento do CNPq, Cláudio da Silva Valério, o Conselho identificou a necessidade desse acompanhamento ao observar as dificuldades enfrentadas por gestores públicos na obtenção de dados sobre o fomento à pesquisa e formação de recursos humanos, tanto dentro do órgão quanto em outras instituições, para fins de conhecimento e comparação.
Para ampliar a transparência e facilitar o acesso a essas informações, o CNPq desenvolveu diversos paineis de visualização de dados, disponíveis em seu portal. “Esses paineis tornaram-se uma fonte relevante de consulta para gestores do CNPq e também para atender à demanda externa por informações”, explica Valério. Contudo, ele afirma, percebeu-se que parte significativa dos dados referentes ao fomento e à formação de recursos humanos financiada pelas Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) não está sistematizada ou publicada segundo critérios claros e padronizados.
Para isso, o CNPq contará com a parceria com o IQC, que será o responsável pela manipulação e análise dos dados, que serão também disponibilizados para uso e consulta. "Envolver o terceiro setor é importante, pois traz a experiência prévia de outras áreas, com dados das vacinas, da saúde. Tenho a maior expectativa de que esse acordo tripartitie seja um sucesso e que, em breve, tenhamos dados consolidados para divulgar nas plataformas do CNPq, da Fapes e do IQC", afirma a diretora.
“A integração de dados federais e estaduais, promovida por essa parceria, fortalecerá a capacidade das agências de fomento na tomada de decisões de investimento, proporcionando um benefício estratégico aos três partícipes”, afirma o coordenador. Espera-se que com o andamento dos trabalhos, outras FAPs e agências de fomento federais manifestem interesse em aderir à iniciativa.