Notícias
CNPq e Grupo Coimbra estudam parceria
O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Mario Neto Borges, recebeu nesta segunda-feira, 13, a diretoria do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), na sede da agência, em Brasília.
O Grupo reúne 77 instituições brasileiras de educação superior com o propósito de promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre elas e parceiros internacionais por meio de ações de cooperação bilaterais e multilaterais. Além disso, o GCUB mantém parcerias com instituições de países como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, Bélgica, França, Suécia, Itália, Espanha, China, Japão, entre outros na América Latina, Europa, Ásia e África.
O objetivo do encontro é retomar os entendimentos de uma cooperação entre as duas instituições para intercâmbio de experiências e ações conjuntas. O CNPq e o Grupo já atuaram juntos em iniciativas como o apoio ao intercâmbio entre grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, por meio da participação de estudantes de doutorado em estágios de doutorado-sanduíche, em 2010.
Estiveram presentes, na reunião, o presidente do Grupo, José de Arimatéia Dantas Lopes, reitor da Universidade Federal do Piauí; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e 2ª vice-presidente do CGCUB, Cleuza Maria Sobral Dias; o 3º vice-presidente, Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos; a diretora-executiva, Rossana Valéria de Souza e Silva; além de membros do Conselho Fiscal.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq