Notícias
CNPq assina acordo de cooperação com a Polônia
O primeiro memorando de entendimento para cooperação c ientífica e tecnológica foi assinado em 1996 entre o Brasil e a Polônia.
O acordo entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o National Centre for Research and Development (NCBR) foi assinado pela Diretora de Cooperação Institucional, Glenda Mezarobba, representando o Presidente do CNPq, e pelo Embaixador da República da Polônia no Brasil, Andrzej Maria Braiter.
A cooperação prevê colaboração por meio do desenvolvimento de projetos, atividades e intercâmbio de pesquisadores, cientistas e estudantes que serão parte integrante dos programas de cooperação científica, tecnológica e de inovação.
Glenda ressaltou a importância do acordo para aproximar as comunidades científicas dos dois países, lembrando o dia internacional da mulher e mencionando a história de Marie Sklodowska. "Uma cidadã polonesa que é inspiração para todos os cidadãos do mundo, em particular às mulheres cientistas, que ficou conhecida como Marie Curie e se tornou a única pessoa a receber dois prêmios nobel em áreas científicas diferentes até hoje", disse.
"Esse instrumento de cooperação que validamos hoje, certamente irá proporcionar aos cientistas Poloneses e Brasileiros melhores condições para realização de importantes trabalhos conjuntos que produzirão resultados de grande relevância para a ciência", finalizou.
A assinatura ocorreu nesta segunda-feira,7, na sede do CNPq, em Brasília e contou com a participaçã do vice-ministro de Ciência e Ensino Superior, Sr. Aleksander Bobko, o Diretor do Departamento das Relações Internacionais do Ministério de Ciência e Ensino Superior, Juliusz Szymczak-Galkowski e a Assessora Cultural da Embaixada da Polônia, Aleksandra Luszczynska. Pela parte brasileira, também participaram o Coordenador Geral substituto de Cooperação Internacional (CGCIN) e Coordenador Geral do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), Geraldo Nunes Sobrinho, o Coordenador Substituto de Cooperação com Paises Desenvolvidos (CODES), Lélio Fellows Filho, e o assessor da CODES, Paulo César Siqueira.
O NCBR
O National Centre for Research and Development (NCBR) é a agência de implementação do Ministério da Ciência e Educação Superior. Desde 2007 é responsável pelo acompanhamento do desempenho das atividades de ciência, tecnologia e inovação em âmbito nacional, funcionando como uma plataforma de interlocução da academia com as comunidades de negócios. A reforma da ciência de 2010 conferiu a este Centro mais autonomia para administrar seus recursos financeiros em consonância com o programa estratégico de pesquisa.
Desde 2011, por autorização do Ministério da Ciência e Educação Superior opera como uma instituição mediadora em 3 grandes programas: Capital Humano, Economia Inovativa, Infraestrutura e Meio Ambiente, destacando-se como um dos mais importantes centros de inovação na estrutura governamental da Polônia, com ênfase em pesquisa aplicada. As suas atividades são financiadas pelo Tesouro Nacional e pela União Européia.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Claudia Marins
Claudia Marins/CNPq
true