Notícias
Animação apresenta o SinBiose e a ciência de síntese
O Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - o SinBiose lança hoje (8) o vídeo sobre o que é ciência de síntese e o papel do centro na geração de conhecimento novo e relevante para a ciência e a sociedade.
O novo material, uma animação com cerca de três minutos, apresenta o conceito e dinâmicas das sínteses do conhecimento, abordando alguns de seus aspectos fundamentais, como a diversidade de pessoas com diferentes conhecimentos e experiências e a integração de conceitos e dados para além dos limites disciplinares. Trata-se de buscar novas ideias que tragam novos avanços para a ciência ou ainda apoiar a tomada de decisão em políticas públicas, explica a animação.
O vídeo, disponível no canal do CNPq no Youtube, apresenta o SinBiose e seus projetos. O Centro reúne projetos que preparam sínteses do conhecimento relacionando a biodiversidade brasileira, os serviços ecossistêmicos e o bem estar humano em diferentes dimensões. Entre os temas abordados há a disseminação de doenças tropicais, saúde pública, vetores de degradação na Amazônia, polinização e produção de alimentos, regeneração natural de florestas, campos naturais brasileiros e os recifes da costa brasileira.
“No SinBiose, buscamos constantemente realizar uma comunicação eficaz com os nossos públicos. Nessa busca, percebemos que no Brasil ainda há pouca familiaridade com a abordagem de ciência de síntese e seu potencial, tanto para fazer avançar as fronteiras do conhecimento científico, como para embasar tomada de decisão e políticas públicas. O vídeo foi pensado para facilitar a difusão desse conceito e suas possibilidades”, explica Marisa Mamede, gerente do SinBiose.
Além da produção de vídeos, o Centro já publica material para o público não especializado nas redes sociais do CNPq. Até o final do ano o Centro deve lançar uma série de materiais abordando os principais resultados de cada projeto e suas contribuições para ciência e para políticas públicas.
Assistam: